A unidade hospitalar regional na cidade de Colinas advém de um compromisso feito pelo governador ainda em abril.

Ricardo Almeida

Em entrevista exclusiva na tarde desta quinta-feira (12), ao Diário Tocantinense o secretário de estado da saúde, Edgar Tollini negou a possibilidade de estadualização do Hospital de Colinas. O motivo defendido pelo gestor seria ainda falta de orçamento. A unidade hospitalar regional na cidade de Colinas advém de um compromisso feito pelo governador ainda no mês de abril com a população da cidade e dos municípios circunvizinhos, via decreto. Ainda não existe uma data definida.

“Infelizmente um banho de água fria no sonho da população residente na região norte, foi à negativa por parte do governo de estadualização do hospital municipal de Colinas”, disse uma fonte ao DT que preferiu não se identificar. Conforme Tollini o Tocantins ainda não tem capacidade ainda financeira e técnica para criar mais hospitais regionais e com isto por enquanto funcionaria apenas os 18 já existentes.

A cidade de Colinas do Tocantins receberá amanhã a consulta pública do PPA 2019-2020, é uma das expectativas que estavam animando a população ao qual seria o lançamento do hospital regional na cidade e que desafogaria o hospital regional de Araguaína.

Contrariando a sua própria fala o governador disse em alto e bom som em Colinas que efetivaria o sonho do povo da região na entrega do hospital á comunidade. O hospital já foi reformado pela prefeitura de Colinas.

PPA

A Secretária de Estado da Saúde enviará nesta sexta-feira, dois gestores para discutir com o prefeito Adriano Rabelo a possibilidade ainda de implantação da unidade regional na cidade.

Orçamento

Segundo Tollini, negando a informação de que teria orçamento para a efetivação do hospital ele afirmou que o Estado ainda não tem orçamento para esta finalidade, “Estamos aguardando uma suplementação da secretaria da fazenda porque ainda não tem orçamento”, comentou.

Promessa do governador

Além da promessa do governador para a criação do hospital estadual de Colinas o de Tocantinópolis também estaria da mesma forma. De acordo com a SESAU ainda estaria em fase de estudo a possibilidade de o estado encampar estas unidades hospitalares.

Conforme apurado pelo DT e ainda afirmado pelo deputado licenciado e atual secretário dos municípios Eduardo do Dertins ‘ele’ mesmo teria destinado recurso para o hospital.

 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp