O programa Educação Financeira nas Escolas é desenvolvido no Tocantins desde 2010. Inicialmente, foi implantado em seis unidades escolares. Atualmente, são 408 escolas que adotam o programa, com 777 professores envolvidos, 15 multiplicadores, contemplando mais de 154 mil alunos.

Assessoria de Comunicação

“Viemos ao Tocantins conhecer essa experiência exitosa da Educação Financeira que está sendo desenvolvida nas escolas, saber o que levou o Estado a alcançar esse sucesso e conhecer o caminho que foi percorrido”, disse Maurício Costa de Moura, diretor do Banco Central do Brasil.

Maurício, juntamente com Luís Gustavo Mansur Siqueira, chefe de departamento, e Paola Ono Martins Teixeira Netto, coordenadora do departamento de promoção financeira do Banco Central do Brasil, vieram ao Tocantins nesta terça-feira, 16, conhecer como a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) desenvolve o programa de Educação Financeira nas escolas.

Eles foram recebidos pelo subsecretário da Educação, Robson Vila Nova e, em seguida, participaram de uma reunião com a equipe da Educação Financeira da Seduc, que contou ainda com a participação de diretores regionais de Educação, gestores escolares, professores e alunos.

 

O subsecretário Robson lembrou que o programa é desenvolvido por uma equipe que atua interligada às Diretorias Regionais de Educação. “O Estado investiu com a formação de professores, dos multiplicadores, com a reprodução do material didático e com a divulgação das experiências de sucesso. Esse conjunto de fatores, aliado ao desejo do professor de preparar o aluno para a vida, foi responsável pelo crescente interesse pela Educação Financeira e pelo sucesso de suas ações”, explicou.

Maurício Costa de Moura esclareceu que pretende levar adiante o programa de Educação Financeira pelo país. “A Educação Financeira acontece de fato nas salas de aula, nas interações realizadas pelos professores nas escolas. Queremos saber o que fez florescer a Educação Financeira no Tocantins e quais as características desse terreno para que o programa desse certo. Precisamos evoluir em conjunto para que o Brasil inteiro avance”, frisou.

Premiação

A Secretaria da Educação aproveitou a ocasião para premiar os alunos vencedores do Concurso de Mostra de Vídeos, Crônicas e Redação sobre as experiências realizadas na Educação Financeira em 2017.

A estudante Beatriz Coelho Rodrigues, do Colégio da Polícia Militar, de Palmas, foi classificada em 1º lugar em redação. Ela abordou a responsabilidade de administrar os recursos financeiros. “Precisamos aprender a dizer não a nós mesmos, a deixar de lado coisas supérfluas e aprender a economizar para poder realizar o sonho de viajar, de adquirir um imóvel ou de ter recursos para curtir melhor a vida”, frisou.

Os estudantes Kauê Vinicius Rodrigues Ramos, Helen Cristina Bezerra e Ray Douglas Pereira Gamas, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, de Pedro Afonso, foram vencedores na categoria vídeo.

“Retratamos a situação de uma família que planeja os gastos mensais, define quais os objetivos futuros e resolve economizar para ter dinheiro para comprar coisas mais importantes. Essa família vai aprendendo a não desperdiçar e a priorizar as necessidades básicas”, contaram Kauê, Helen e Ray.

Experiências

No período da tarde, os representantes do Banco Central irão conhecer as experiências da Educação Financeira que são desenvolvidas no Colégio Estadual São José e na Escola Estadual Vale do Sol.

No Colégio São José, a professora Clean Maria Reis, de Matemática, apresentou um Workshop de Matemática, no qual os alunos apresentaram projetos de estudos com a Educação Financeira. “Nessa ação, presenciamos que os alunos estavam empolgados e evolvidos com o estudo da Matemática, com a elaboração de problemas e resoluções”, contou Clean. Ela esclareceu que os alunos estudaram temáticas como os gastos e a planilha financeira da escola.

Na Escola Estadual Vale do Sol, a gestora Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco contou que na unidade escolar e os educadores optaram em realizar ações de empreendedorismo. A escola conta com parceiros como o Sebrae. “Estamos formando alunos que tenham iniciativas para obter recursos e aprendam a ter a independência financeira”, ressaltou. (Com informações SECOM/TO)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp