Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Ministério da Saúde monitora surto de metapneumovírus humano na China e reforça medidas preventivas

O Ministério da Saúde acompanha de perto o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado na China, responsável por infecções respiratórias, especialmente em crianças. Apesar de não haver alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as autoridades brasileiras intensificaram a vigilância e estão em contato constante com órgãos internacionais para monitorar a situação.

De acordo com Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios, os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) indicam que, embora a intensidade geral das infecções respiratórias tenha sido menor em comparação ao ano anterior, há um aumento significativo nas infecções respiratórias agudas em algumas regiões do país, especialmente no norte. Entre os agentes causadores, destacam-se gripe sazonal, metapneumovírus humano, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR).

Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo, o Ministério da Saúde reforça a importância de medidas preventivas para mitigar o impacto de infecções respiratórias.

Vacinação como principal medida preventiva

“Vacinar-se contra a covid-19 e a influenza é essencial, principalmente para grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. Essas vacinas têm eficácia comprovada na prevenção de formas graves das doenças, reduzindo internações e óbitos. Além disso, o uso de máscaras em pessoas com sintomas gripais é uma medida importante para conter a disseminação de vírus respiratórios, incluindo o metapneumovírus humano”, enfatizou Marcelo Gomes.

O que é o metapneumovírus humano (HMPV)?

O HMPV é um vírus respiratório identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Ele afeta tanto as vias respiratórias superiores quanto inferiores, causando desde síndromes gripais leves até casos graves de síndrome respiratória aguda, que podem exigir internação hospitalar. O Ministério da Saúde monitora sua circulação por meio do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs), responsáveis pela identificação de patógenos respiratórios em diferentes regiões do país.

Medidas de vigilância e prevenção

Para reforçar a vigilância e a resposta às infecções respiratórias, o Ministério da Saúde publicou o Guia de Vigilância Integrada da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios de Importância em Saúde Pública. O documento reúne orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento laboratorial, facilitando o acesso de profissionais de saúde e da população às informações mais atualizadas.

Além disso, boletins epidemiológicos semanais continuam sendo divulgados para informar sobre a circulação de vírus respiratórios e orientar a população.

Vacinação contra covid-19 e gripe no Brasil

Desde dezembro de 2024, as vacinas contra a covid-19 passaram a integrar o calendário nacional de vacinação para gestantes e idosos. Já a vacinação anual contra a influenza, oferecida gratuitamente pelo SUS, protege contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano.

Higiene e distanciamento: práticas essenciais

Medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, manter distanciamento seguro de pessoas com sintomas respiratórios e utilizar máscaras em locais fechados ou com aglomeração, continuam sendo estratégias eficazes para prevenir infecções respiratórias.

O Ministério da Saúde reforça que a imunização, aliada a práticas de higiene e prevenção, é a melhor forma de proteger a população contra os impactos das doenças respiratórias.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img