A Prefeitura de Araguaína anunciou o cancelamento das festividades de Carnaval deste ano para destinar os recursos da celebração à área da saúde. A medida foi tomada em razão do aumento de casos de Covid-19 e da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do governo federal. De acordo com o prefeito Wagner Rodrigues, a decisão visa priorizar o atendimento à população diante da atual situação epidemiológica e financeira do município.
O montante de R$ 1,2 milhão, proveniente do tesouro municipal, será investido na implantação da primeira Clínica Veterinária Pública da cidade e na criação da Clínica de Saúde Mental, ampliando a oferta de serviços médicos à população.
Aumento de casos e impactos da Covid-19
Somente no mês de fevereiro, Araguaína registrou 214 novos casos da doença. Desde o início do ano, três pessoas morreram por complicações da Covid-19, sendo que duas delas eram pacientes de outros municípios transferidos para a cidade. Entre as vítimas, está uma idosa de 70 anos.
“Temos mais de 40 frentes de serviços em andamento na cidade, mas a situação financeira do município não é das melhores. Além das constantes reduções nos repasses do FPM, o crescente número de casos de Covid-19, inclusive com mortes, nos levou a desistir do Carnaval neste ano”, declarou o prefeito Wagner Rodrigues.
Recursos remanejados e novas prioridades
A prefeitura esclareceu que os valores realocados não são exclusivos da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, mas sim do orçamento geral do município. Com isso, os investimentos serão aplicados para fortalecer a infraestrutura de saúde da cidade, especialmente no atendimento de saúde mental e no cuidado com os animais, demandas crescentes na região.
Sintomas e recomendações à população
Os moradores que apresentarem sintomas leves de gripe, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e alterações no olfato e paladar, devem procurar as unidades básicas de saúde para realização de testes de Covid-19.
Em casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, os pacientes devem ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), no caso de crianças.
A prefeitura reforça que as vacinas contra a Covid-19 continuam disponíveis na rede pública e são essenciais para evitar casos graves, internações e mortes. A administração municipal segue monitorando a situação e pode adotar novas medidas de controle da pandemia conforme a necessidade.
Link para compartilhar: