O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem acompanhado de perto o andamento das obras de reconstrução da nova ponte sobre o Rio Tocantins, situada entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226/MA/TO. Até o momento, a execução já alcançou cerca de 20% do total dos serviços previstos. Esse avanço inclui a conclusão das etapas de implosão e demolição mecanizada da estrutura remanescente, etapas essenciais para viabilizar a construção da nova travessia, que promete otimizar a conectividade entre os estados e impulsionar a economia nacional.
Impactos e Expectativas
A obra visa restabelecer a travessia de cargas no trecho Belém-Brasília até o final deste ano, com impactos diretos sobre a economia, especialmente no agronegócio. Atualmente, motoristas que utilizam a rodovia precisam recorrer a rotas alternativas e balsas, o que aumenta significativamente o tempo de deslocamento e os custos logísticos. A conclusão da ponte permitirá o fluxo contínuo de cargas e passageiros, trazendo benefícios significativos não só para os estados do Tocantins e Maranhão, mas para todo o Brasil.
Enquanto as fundações e pilares da nova ponte estão sendo executados, as equipes do DNIT seguem trabalhando na elaboração dos projetos de engenharia. O andamento das obras está condicionado à aprovação das disciplinas dos projetos, com a expectativa de que o cronograma siga conforme planejado.
Manutenção Emergencial de Rodovias
Em paralelo à reconstrução da ponte sobre o Rio Tocantins, o DNIT também assinou, em 28 de março, um contrato emergencial para a manutenção e recuperação das rodovias impactadas pelo desvio de tráfego ocasionado pelo bloqueio total da BR-226/TO. Este projeto emergencial contempla uma ação de recuperação de 82,2 quilômetros de rodovias críticas, incluindo segmentos da TO-134 e da TO-201, com previsão de conclusão em dezembro de 2025. O investimento previsto para essas obras é de R$ 81 milhões, reforçando a importância da segurança e da trafegabilidade nas vias alternativas durante a execução das obras principais.
Além disso, o DNIT se prepara para um outro processo licitatório, envolvendo a manutenção de rodovias estaduais, com um investimento estimado em R$ 59 milhões. As licitações incluirão a recuperação de mais de 330 quilômetros de rodovias, com trechos nas TO-126, TO-134, TO-222, TO-201, TO-210 e TO-415.
Investimentos no Tocantins
O DNIT tem demonstrado um compromisso contínuo com a melhoria da infraestrutura rodoviária no estado do Tocantins, com um investimento significativo em 2024, totalizando R$ 231 milhões em obras de construção e manutenção. Um dos projetos em destaque é a implantação da BR-010/TO, no trecho remanescente entre Paranã e Príncipe. Com serviços de terraplenagem, pavimentação e sinalização em andamento, esta obra já registrou 46,73% de execução e deve beneficiar diretamente os municípios da margem direita do Rio Tocantins. Quando finalizada, a rodovia proporcionará uma alternativa à BR-153, além de contribuir para a integração com a Ferrovia Norte-Sul e a futura Hidrovia Tocantins-Araguaia.
Outro projeto importante em execução é a Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio Araguaia e Xambioá, na BR-153/TO. Com uma extensão de 3,74 quilômetros e um investimento de R$ 204,29 milhões, a construção está 98,94% concluída, faltando apenas o revestimento da ponte. Após sua conclusão, os acessos à ponte serão construídos, com projetos em fase de elaboração e investimentos previstos de aproximadamente R$ 29 milhões.
Monitoramento e Futuras Ações
Além das obras em andamento, o DNIT mantém um rigoroso monitoramento mensal das condições da malha rodoviária sob sua jurisdição, utilizando uma metodologia própria para avaliar as condições do pavimento e da conservação das rodovias federais em todo o Brasil. Com base nessas avaliações, a instituição toma decisões estratégicas sobre investimentos e ações de manutenção, garantindo a qualidade e a segurança das rodovias federais.
Conclusão
As obras de infraestrutura em andamento nas rodovias do Tocantins e Maranhão demonstram um esforço contínuo do DNIT para melhorar a conectividade e garantir a segurança dos usuários. Com investimentos significativos e um foco na recuperação das vias mais impactadas pelos desvio de tráfego, o Departamento está comprometido em restabelecer condições de trafegabilidade adequadas, ao mesmo tempo em que trabalha para concluir projetos que têm um impacto direto no desenvolvimento regional e nacional
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