A 5ª edição da 'CMP nos Bairros' foi em formato de audiência pública e levou os trabalhos legislativos até a comunidade.

Ascom

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou na noite desta terça-feira (30), a quinta edição do projeto itinerante “CMP nos Bairros”, com o intuito de debater a criação do Distrito de Taquaruçu Grande junto aos moradores. A discussão, liderada pelo presidente da Casa, vereador Folha (PSDB), ocorreu no espaço Estância Machado e contou com a presença de vereadores, representantes da sociedade civil e moradores locais.

O presidente Folha ressaltou que o debate sobre a criação do distrito surgiu devido ao crescimento desordenado de Taquaruçu Grande, que tem gerado transtornos ao poder público e, consequentemente, aos moradores. “Essa audiência pública é para que possamos apresentar o mapa com os limites para a criação do distrito, que está crescendo sem a presença do poder público, que não consegue acompanhar. Então, estamos aqui para mostrar essa proposta e ouvir a comunidade”, enfatizou. 

Durante a audiência, o arquiteto e urbanista Walfredo Antunes apresentou um mapa demonstrando como poderiam ser estabelecidos os limites do distrito e esclareceu que a regularização é importante para que os serviços públicos cheguem até a comunidade local. “Precisamos ampliar os limites do distrito e também delimitar a área urbana para poder atender as demandas da população que mora aqui na região”, destacou.

A moradora Ana Borges enfatizou a importância de a comunidade ter acesso aos serviços oferecidos pelo poder público e afirmou que, com a criação do distrito de Taquaruçu Grande, isso se tornará realidade. “Aqui existem várias famílias e estamos precisando de mais segurança e melhorias na saúde. Com a criação do distrito, poderemos ter essas melhorias. Estamos muito próximos do plano diretor de Palmas e é inevitável que a nossa comunidade cresça, mas que seja de forma ordenada. Acredito que os vereadores vão nos ajudar com essas questões para que tenhamos os benefícios sem sermos prejudicados”, destacou.

Participando pela primeira vez da discussão, a moradora Creuza Maria considerou que o debate foi positivo e expressou seu apoio à transformação de Taquaruçu Grande em distrito. "Ouvindo os vereadores falarem, observo que eles realmente estão preocupados com nosso futuro, e isso é muito gratificante para quem mora aqui. Estou participando pela primeira vez da discussão e espero que seja feito o que for melhor para todos nós”, declarou.

Também discursaram na audiência pública os vereadores Rogério Freitas (PSD), Rubens Uchôa (União), Eudes Assis (PSDB), Nego (PL) e a vereadora Iolanda Castro (Republicanos).

Entenda

Essa é a terceira vez que a Câmara leva a sua estrutura para Taquaruçu Grande, com o objetivo de discutir a criação do distrito. A primeira aconteceu em julho do ano passado, em formato de reunião pública. Além disso, também foi realizada uma audiência pública no plenário da CMP para debater o tema.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp