O Tonelero é o terceiro fruto de uma parceria entre Brasil e França, e custou US$ 10 bilhões entre os dois países.

Redação

O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 27, no estaleiro de Itaguaí (RJ). O Tonelero é o terceiro fruto de uma parceria entre Brasil e França, e custou US$ 10 bilhões entre os dois países. A embarcação, construída no Brasil, possui uma tecnologia francesa e é movida a diesel.

A cerimônia de batismo e lançamento da embarcação contou com a participação dos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron. Na ocasião, Lula discursou sobre o país se posicionar entre os grupos de países que dominam a construção da embarcação. 

“Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que dominam a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de Defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral; fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda; e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, afirmou Lula. 

Para Macron, o estaleiro construído para a fabricação do submarino é um dos mais modernos do mundo e o único instalado na América do Sul. “Jamais compartilhamos tanto o nosso know how como estamos fazendo agora com o Brasil. Temos muito orgulho de ter feito isso”, disse o presidente francês.

Batismo da embarcação 

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, quebrou uma garrafa de champanhe na proa do submarino Tonelero em seu batismo, e os dois presidentes ativaram uma alavanca que enviou o navio da classe Scorpene ao mar.



 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp