Entenda a importância da comunicação no desenvolvimento pessoal e melhore sua oratória com as dicas; confira

Da Redação

Você é do tipo de pessoa que fica tenso na hora de expor suas ideias, ou até mesmo falar no cotidiano? Já passou um tempo reformulando suas ideias para conseguir falar, mas na hora bateu um nervosismo, esqueceu as palavras e teve dificuldade na oratória? 

Se você se identificou com essas características, calma, porque nesta terça-feira, 14, o DT trás uma especialista para te ajudar com três dicas fundamentais na hora de se expressar.

Para Fernanda de Morais ,Fonoaudióloga, Mestre e Especialista em Voz, a primeira coisa é ter em mente que não é preciso decorar o que precisa dizer em público. "Quando nós decoramos palavra por palavra nós corremos um grande risco de esquecer uma palavra, e assim perder o raciocínio. Memorize somente os tópicos", explica. 

Como segunda dica, a especialista orienta que, quem possui determinada dificuldade, tente se comunicar com o próprio corpo, pois isso facilitará o processo de comunicação. "Comunique-se com o seu corpo, use gestos e evite movimentações exageradas, como ficar arrumando o cabelo, ou aceitando a roupa. Fique parado (a), o menos é mais". 

Fernanda afirma que a terceira dica pode direcionar a fala com mais clareza e domínio. "A terceira dica é: abrace o silêncio! Quer transmitir domínio? Inclua pausas silenciosas entre as ideias. Pratique essas dicas nas situações do dia a dia. Dê voz às suas ideias e pare de perder oportunidades."

A especialista possui um canal no Youtube onde compartilha um pouco mais do seu trabalho. Os vídeos possuem conteúdos que podem ajudar com uma comunicação eficaz: clara, influente e admirada. Clique aqui e acompanhe

 

Fonoaudióloga, Mestre e Especialista em Voz, Fernanda de Morais - DT

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp