Avaliação é que governador poderá transferir votos na maioria das cidades

Redação - Alvaro Vallim

Em texto distribuído a veículos de imprensa no último final de semana, o secretário de Comunicação do Estado, Márcio Rocha, defende que o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a candidatos na maioria das cidades vai definir as eleições municipais. O primeiro argumento de Rocha se baseia na "popularidade recorde do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) indicada por pesquisas municipais, estaduais e nacionais".

Ele também destaca que as mesmas pesquisas, embora não apresente resultados e nem diga quando foram realizadas, ou mesmo por quais institutos, teriam aferido uma "alta capacidade de transferência de votos" que estes dois fatores aliados poderiam ajudar a "definir as eleições na maioria dos 139 municípios tocantinenses".

Ainda de acordo com o texto assinado pelo secretário de Comunicação, as referidas pesquisas não mostrariam sinais de queda ou desgaste da alta popularidade de Wanderlei Barbosa nos dois anos e meio de gestão. Veja a seguir a íntegra do trecho do texto:

"A alta popularidade (do governador Wanderlei) não mostra sinais de queda ou de desgaste nesses dois anos e meio de gestão, alicerçada em três fortes pilares: planejamento administrativo, resultados positivos em todas as áreas e uma empatia pelo povo nunca experimentada na história do Tocantins. Wanderlei gosta de gente e nutre um amor incondicional pelo seu povo, recebendo de volta esse amor de forma recíproca em todas as partes do Tocantins, das Serras Gerais na região sudeste ao Bico do Papagaio no extremo norte do estado."

Ele diz ainda que este seria o motivo da grande solicitação da presença de Wanderlei Barbosa nos eventos "para fortalecer a campanha dos correligionários, como Porto Nacional, que tem como pré-candidato do Republicanos o deputado federal Antônio Andrade. Os dois inauguraram juntos o novo posto do Sine no distrito de Luzimangues, que tem cerca de 30 mil habitantes e vai ajudar a definir o próximo prefeito da cidade."

Márcio Rocha cita ainda o município de Araguaína, maior da região Norte do Tocantins, onde Wanderlei Barbosa já apontou seu pré-candidato preferido, que é o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Na semana passada, Araguaína recebeu a visita do governador Wanderlei por dois dias, quando da abertura da Feira de Negócios Época e também quando foi feito o lançamento do serviço de transferência de veículos sem a cobrança antecipada de IPVA, projeto do deputado Jorge Frederico aprovado pela Assembleia Legislativa em 2023.

Ainda falando de Araguaína, Rocha informa que Wanderlei participou de duas reuniões políticas para fortalecer posições do pré-candidato de sua preferência na cidade e onde correu a informação que o governador deverá alugar uma casa para receber e atender prefeitos da Região Norte do Estado e Bico do Papagaio. Segundo Rocha, esta última informação "causou frisson nos aliados e receio nos adversários".

Rocha esclarece que o espaço terá duas funções: "a primeira é reforçar a campanha dos pré-candidatos na região e a segunda é encurtar a distância para os prefeitos que frequentemente vão até Palmas para buscar benefícios para seus municípios, mas que em alguns casos chegam a gastar dois dias inteiros para ir e voltar para as suas cidades". Justifica ainda que de Esperantina, no Bico do Papagaio até Palmas, por exemplo, são mais de 1.400 quilômetros de distância somando ida e volta para a capital. "O governador sempre manteve uma postura de estadista, fazendo questão de diferenciar a política partidária das suas obrigações administrativas, trabalhando com todos os prefeitos independente da sua coloração partidária", pontua.

Falando de Palmas, Márcio Rocha lembra ser o principal reduto eleitoral de Wanderlei, onde considera que o apoio do governador "Será igualmente decisivo" e podendo "definir as eleições ainda no primeiro turno". Ainda citando pesquisas, afirma que cerca de 40% dos eleitores informam que votariam em candidatos ou candidatas apoiados pelo governador. Aponta também que embora o Republicanos não tenha um candidato próprio na Capital para as eleições de 2024, "Wanderlei já disse que não abre mão de indicar o vice numa eventual composição".

Para Rocha, a candidatura de vice-prefeito em Palmas, por outro lado, não tem uma finalidade em si mesma, mas precisa ser o "símbolo de uma aliança mais profunda, de uma gestão municipal compartilhada através da convergência entre o grupo do governador e do seu escolhido ou escolhida, em caso de sucesso no pleito deste ano".

O secretário também fala de cidades menores, porém, com uma grande simbologia política, cultural e econômica, como é o caso de Almas, onde o pré-candidato do Republicanos é Goianyr Barbosa, cunhado de Wanderlei. Cidades assim "irão receber atenção especial". O mesmo pode se dizer de Aparecida do Rio Negro, a 60 quilômetros de Palmas, que tem como pré-candidato Deusimar Amorim, amigo pessoal do governador há décadas, entre outras.

Redes sociais

Márcio Rocha também informa que aara as eleições deste ano o Republicanos tem 43 prefeitos filiados que pretendem disputar a reeleição, mais de 50 pré-candidatos a prefeito e centenas de pré-candidatos a vereador em todos os 139 municípios, além de uma quantidade ainda indefinida de pré-candidatos a vice-prefeito.

"É humanamente impossível Wanderlei conseguir dar toda a atenção que os correligionários precisam. Até porque, continuará com a responsabilidade de administrar o estado e manter os indicadores sociais e econômicos positivos, que colocam o Tocantins à frente da maioria dos estados da região norte e nordeste do Brasil", frisa o secretário.

Pensando nisso, ele diz que os vídeos para as redes sociais, "linguagem dominada pelo governador, serão uma ferramenta importante para ele declarar o seu apoio e influenciar positivamente a intenção de voto em prol dos candidatos do Republicanos e dos partidos da base". Rocha acrescenta que Wanderlei é, de longe, o político com mais seguidores do Tocantins no Instagram, com mais de 120 mil apenas nesta rede social, além de outras como Facebook e X (ex-twitter).

Grupo

Outra reflexão de Rocha é que Wanderlei Barbosa já demonstrou em várias ocasiões que é um político de grupo e que não conduz suas ações e decisões com mão de ferro, mas com diálogo, buscando pontos de convergência. "Prova disso foi a reunião realizada em março deste ano com os presidentes dos partidos da sua base eleitoral, como o PP do deputado federal Vicentinho Junior, o PL do senador Eduardo Gomes e o União Brasil da senadora Professora Dorinha", recorda.

Na ocasião, continua o Secretário, "Wanderlei deixou claro que vai respeitar o espaço dos partidos. Onde não for possível uma convergência por um único nome a disputa ficará restrita ao campo municipal, se encerrando tão logo ocorra o pleito de outubro", cita.

Rocha também fala do vice-governador Laurez Moreira, presidente do PDT no Tocantins, que "está igualmente alinhado com a política administrativa e eleitoral de Wanderlei, demonstrando uma sinergia nunca antes vista na história do Tocantins entre um governador e seu vice", completa.

Expectativa

Outro ponto apontado por Márcio Rocha é sobre a expectativa para as eleições municipais deste ano. Ele diz que "não poderia ser melhor, com o Republicanos e os partidos da base governista saindo extremamente fortalecidos das urnas". Segundo ele, isso deve garantir uma sintonia ainda maior entre estado e municípios, "pelo menos até o fim da gestão Wanderlei Barbosa em 2026, mantendo o propósito do governador de melhorar a qualidade de vida do povo tocantinense de forma contínua e sustentável, garantindo um legado positivo de ações e obras, que entrará para a história e perdurará por décadas nos corações e mentes da população do Tocantins".

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp