Se você é religioso e segue este costume, o Diário Tocantinense traz nesta quinta, 28, dicas valiosas de como escolher um bom peixe para essa data. Confira.

Redação

Os cristãos têm como costume não comer carne vermelha nas Sextas-feiras Santas (a que antecede o Domingo de Páscoa). A data é reservada para o reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo que, segundo conta a Bíblia, morreu neste dia. Por isso, a igreja recomenda que os fiéis façam um sacrifício e se abstenham de carnes vermelhas. Surge, então, o costume de comer peixes nesta data.

Se você é religioso e segue este costume, o Diário Tocantinense conversou com a nutricionista Tamiris Pitana, para trazer a você dicas de como escolher o peixe ideal para a ceia nesta data tão importante. Abaixo confira:

Peixes frescos

De acordo com a nutricionista, geralmente, os peixes frescos são encontrados em feiras e peixarias. Para a compra do peixe nessas condições é necessário prestar atenção e verificar se estão refrigerados em gelo ou geladeira. "Além disso, é preciso observar se a proteína conta com escamas bem aderidas na pele ou com o couro inteiro e os olhos ainda brilhantes, no caso de compra do peixe inteiro. Os peixes frescos são ideais para preparar pratos assados, como um robalo ao molho de ervas e especiarias, além de serem bastante utilizados na forma cru na culinária japonesa, como o salmão, atum e peixes brancos. Vale ressaltar que a proteína descongelada deve ser consumida em até dois dias, caso contrário pode apodrecer e causar mau cheiro na cozinha".

Peixes congelados

Pitana ainda explica que os peixes congelados são os mais fáceis de encontrar, pois são vendidos em supermercados e geralmente já estão cortados, pesados e já foram limpos. "Os mais encontrados são as tilápias, merluza, arenque etc. Se a opção for a compra do produto nessas condições, eles devem estar bem embalados e conservados em temperatura adequada. Importante verificar se há acúmulo de água ou gelo na embalagem, dando indícios do peso incorreto e embalagem inadequada. Com este tipo de peixe, receitas de pratos com molhos e empanados são as recomendadas".

Peixes secos

Em outra opção a especialista menciona que os peixes vendidos secos, como o bacalhau e a manjuba, também precisam de cuidados durante a compra e consumo. Isso por que "as proteínas com essas condições devem estar armazenadas em local limpo e protegidos de poeira e insetos. Observe se há algum ponto de mofo, ovos ou larvas de moscas, além de manchas escuras ou avermelhadas no peixe. Também é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável quando manipulado. Pratos como bacalhoada, tortas, patês ou petiscos fritos são os mais indicados para este tipo de peixe."

Entrevista concedida pelo grupo Água Doce

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp