O sistema está previsto para começar a operar ainda no primeiro semestre deste ano.

Ascom

A Rede Medical está implantando o primeiro Centro de Cirurgia Robótica do Tocantins. O sistema está previsto para começar a operar ainda no primeiro semestre deste ano. Com ele, a Rede Medical será a primeira a realizar uma cirurgia robótica no estado.

Indicado para cirurgias da urologia, ginecologia, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica e cirurgia geral, o robô pode beneficiar pacientes com a diminuição da dor no pós-operatório, redução de perdas sanguíneas durante o procedimento, menor tempo de permanência no hospital e o retorno mais rápido às atividades diárias. Em cirurgias de próstata, por exemplo, é possível ter uma visão mais detalhada de estruturas fundamentais para otimizar a preservação da potência sexual e continência urinária.

No Tocantins, o centro da Rede Medical vai contar com o robô da Vinci® X. O aparelho possui alta definição e sua nova câmera de 4ª geração é mais leve e possui visão 3D HD, além de Firefly integrado, uma tecnologia de fluorescência que permite melhor visualização de estruturas nobres como vasos sanguíneos;

O sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis com amplitude de movimento maior que o punho humano. As incisões são menores que a cirurgia tradicional.

Pelo equipamento, o médico controla o robô, que tem quatro braços, movimentando os dedos em um cursor presente em um computador. A movimentação do cursor é reproduzida pelo Da Vinci X no paciente, tornando os movimentos mais precisos que a mão humana, já que filtra qualquer tremor natural do ser humano.

"A cirurgia robótica não é o futuro, mas sim o presente e mais moderno que podemos oferecer aos nossos pacientes. Entre as várias vantagens, inclui-se a visão em três dimensões, facilitando a noção de profundidade, o filtro de tremores que proporciona melhor precisão, a amplitude dos movimentos dos braços do robô que facilita o desenvolvimento dos passos cirúrgicos. Tudo isso, proporciona menor sangramento, uma recuperação e retorno às atividades de forma rápida e, por fim, maior segurança para nossos pacientes.", finaliza o Coordenador do Centro de Robótica da Rede Medical, o médico urologista, uro-oncologista Hamilton Franco Filho.  

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp