O evento irá percorrer dez cidades como: Araguaína, Augustinópolis, Colinas, Guaraí, Gurupi, Dianópolis e Tocantinópolis.

Da Redação

Alunos do Ensino Médio de diversas escolas estaduais de Palmas, Paraíso e Porto Nacional já compartilharem as experiências empreendedoras do empresário Fernando Shmaltz e a co-criadora do Programa Embaixadores de Minas, Brenda Maia. A Semana Global do Empreendedorismo no Tocantins iniciou na segunda-feira, 12.  O evento é promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Secretária Estadual de Educação (Seduc) e segue até o dia 23 de novembro nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Colinas, Guaraí, Gurupi, Dianópolis e Tocantinópolis. Cerca de 10 mil alunos devem receber as ações da SGE no estado.

A palestrante Brenda Maia apresentou sua experiência com empreendedorismo social após participar de um curso do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae em Minas Gerias. “Eu estava com 17 anos e depois de experimentar a rotina da escola pública e do particular, percebi que poderia motivar quem quer começar a empreender e transformar o mundo ao mesmo tempo. Criamos o Programa Embaixadores de Minas para desenvolver o protagonismo e o olhar empreendedor nos jovens de escolas públicas”. Hoje, a jovem já conseguiu apoio financeiro para viabilizar o programa através de fundos e editais de institutos e empresas”, destacou. 

O empresário Fernando Shmaltz relatou sobre a importância da persistência no caminho do empreendedor e as mudanças de carreira que um jovem pode escolher. “ Sou formado em direito, mas nunca exerci nenhuma profissão relacionada a área. Eu desisti de viagens ao exterior, carros e apartamentos que meus pais podiam me dar e mergulhei na ideia que acreditava. Recebi muitos “nãos”. Sou inquieto e sempre quis fazer algo diferente do que as pessoas já fazem. Trabalhei em várias frentes de negócios até descobrir que diversas empresas tinham dificuldades em ser localizadas pelos clientes e assim desenvolvemos o aplicativo GUIAA”, explicou o empresário que trabalha com um aplicativo de orientações para negócios e comércios em Araguaína.

Para os estudantes que ainda não sabem o que pretendem seguir no futuro, Brenda ressaltou que “o tempo das certezas acabou. Se temos vontades, devemos colocá-las em prática. A gente precisa escolher se quer ser parte da solução ou parte do problema". A dica do Fernando aos estudantes que sonham em ser empresários de sucesso é para não desistir diante dos problemas que possam surgir e “se tiver medo, vai com medo mesmo”.

O que é a Semana Global do Empreendedorismo?

A maior celebração mundial do empreendedorismo chega à 11ª edição com o tema Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora. A Semana Global de Empreendedorismo 2018 já iniciou em vários estados brasileiros com uma série de atividades norteadas pelos subtemas: mulheres, inclusão social e inovação. As ações ocorrem durante o mês de novembro com diferentes públicos e temáticas, com abordagem sempre voltada ao empreendedorismo.

A SGE é um movimento global presente em mais de 160 países que reúne as pessoas para falar do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico e social. Durante o mês novembro, todas as pessoas que também acreditam nessa causa se conectam em eventos, workshops, atividades e debates para encontrar maneiras práticas e viáveis de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo. Podem ser iniciativas isoladas ou grandes coletivos, cada um em um lugar diferente do país — das capitais ao interior — promovendo e engajando a comunidade local para construir cidades mais empreendedoras. (Com informações do SEBRAE/TO)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp