Tocantins deve registrar 190 casos anuais de câncer do colo do útero; prevenção depende de acesso e continuidade do cuidado
O Tocantins tem estimativa de 190 novos casos de câncer do colo do útero por ano no triênio 2026–2028, segundo o Instituto Nacional de Câncer. O número é uma projeção de incidência e não significa que 190 diagnósticos já tenham sido confirmados neste ano. A estimativa reforça a importância de organizar vacinação contra o HPV, rastreamento e acompanhamento das pessoas com alterações nos exames. A oferta de um procedimento representa uma etapa; a investigação e o tratamento, quando indicados, precisam fazer parte da mesma rede de cuidado.
O Brasil passa por uma mudança no rastreamento, com implementação progressiva do teste molecular de DNA-HPV. O processo envolve adaptação dos serviços, definição de fluxos e capacidade de resposta diante dos resultados. Ao apresentar instrumentos de apoio aos gestores, Caroline Ribeiro, da divisão responsável pela detecção precoce no INCA, destacou a necessidade de que a mudança do método seja acompanhada da organização da rede.
Flávia Corrêa, pesquisadora do instituto e coordenadora da elaboração das diretrizes, afirmou: “Essa mudança de paradigma permitirá ao Brasil avançar rumo à meta da Organização Mundial da Saúde”. A declaração foi divulgada institucionalmente em 2025 e trata da política nacional.
A aplicação no Tocantins precisa ser examinada a partir da oferta real nos municípios. O anúncio de incorporação nacional não comprova disponibilidade imediata em todas as unidades de saúde.
Também é necessário acompanhar o caminho percorrido após um resultado alterado. Acesso ao exame, comunicação do resultado, encaminhamento e continuidade do atendimento são dimensões diferentes do mesmo processo.
A prevenção não deve depender apenas da iniciativa individual. Cabe à gestão organizar informação, acesso e acompanhamento, especialmente para pessoas que enfrentam barreiras territoriais ou dificuldades para utilizar os serviços.
A estimativa do INCA oferece um parâmetro de planejamento. Não identifica, por si só, quantas pessoas estão sem acompanhamento nem mede o tempo de espera na rede estadual. Essas informações exigem dados específicos da Secretaria da Saúde e dos municípios.
O desafio é transformar o conhecimento disponível em atendimento acessível e contínuo. Para avaliar o resultado, será necessário acompanhar cobertura, realização de exames e acesso às etapas seguintes do cuidado, evitando que a prevenção termine no anúncio de uma campanha.