Palmas tem quatro candidaturas, duas mulheres, dois deputados e um ex-prefeito

A cidade mais central do Brasil é também a Capital mais jovem e a última cidade planejada fundada no século 20, seu nome é Palmas. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade tem pouco mais de 302 mil habitantes e segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) já são cerca de 210 mil eleitores e, com este número, duas novidades: a primeira e principal é que pela primeira vez poderá acontecer um segundo turno nas eleições municipais deste ano, e a segunda é que a cidade terá mais uma zona eleitoral para arcar com a responsabilidade de fazer a gestão e controle deste eleitorado.

A nova gestão do município vai lidar com uma área total de 2.227,329 km² com uma ocupação de 135,9 habitantes por km², com uma média salarial de 3,6 salários mínimos e com uma disponibilidade de 100 escolas de ensino fundamental. Esta população conta com 90 unidades de saúde ligadas ao SUS e a maioria é gerida pela Prefeitura.

Segundo dados de 2010, Palmas tem cerca de 67% de esgotamento sanitário, quase 80% de vias públicas arborizadas e apenas 31% das vias urbanizadas.

Esta é a cidade que candidatas e candidatos a prefeita e prefeito têm como desafio de propor aos eleitores um projeto para fazer uma gestão que contemple, senão a todos, pelo menos a maioria. Conheça a seguir o perfil de cada um que pretende ser prefeito de Palmas.

Candidatos à Prefeitura de Palmas

 

Eduardo Siqueira Campos (PODEMOS)

Eduardo Siqueira Campos foi confirmado como pré-candidato do PODEMOS em 1º de agosto, com Carlos Velozo (Agir) como vice. O evento ocorreu na Feira Coberta do Jardim Aureny III e marcou a aliança com os partidos Agir e PRTB.

Quem é:

Eduardo, 65 anos, é pedagogo e empresário do ramo de comunicação. Filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, já foi prefeito de Palmas (1993-1996), deputado estadual (2015-2022), deputado federal (1989-1995) e senador (1999-2007).

Janad Valcari (PL)

Janad Valcari foi escolhida como pré-candidata do PL em 2 de agosto, com Pedro Cardoso (Republicanos) como vice. A convenção, realizada na Praça dos Girassóis, incluiu alianças com vários partidos, como Progressistas, União Brasil, MDB, PMB, Solidariedade, AVANTE, PRD, Republicanos e PDT.

Quem é:

Janad, 40 anos, é advogada, administradora, neuropsicopedagoga e empresária no setor educacional. Foi eleita vereadora de Palmas em 2020 e atualmente é deputada estadual, eleita em 2022.

Lúcia Viana (PSOL)

O PSOL confirmou Lúcia Viana como pré-candidata em 27 de julho, com Silvio Souza como vice. A convenção definiu também 12 candidatos a vereador.

Quem é:

Lúcia, 62 anos, é advogada e ex-servidora pública federal. Atuou no MPF e no TCU. Filiada ao PSOL desde 2009, já foi candidata a vários cargos, incluindo vereadora e senadora. Natural de Cristalândia, é casada, mãe de três filhos e avó de três netos.

Professor Júnior Geo (PSDB)

O PSDB escolheu Professor Júnior Geo como pré-candidato. A convenção ocorreu em 5 de agosto na Escola de Tempo Integral Comandante Tamandaré. A aliança inclui PT, PV e PCdoB, e também o PSD.

Quem é:

Júnior Geo é deputado estadual e professor do Instituto Federal do Tocantins. Foi vereador de Palmas e disputou a prefeitura em 2020, ficando em segundo lugar.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.