Alunos do SESI conquistam vaga para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

No último sábado, 24, alunos das escolas SESI de Araguaína e Gurupi conquistaram os primeiros lugares na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada durante o Palmas Summit – Festival de Inovação, Tecnologia e Clima da Amazônia Legal. A competição garantiu às equipes das duas cidades a classificação para a fase nacional da OBR, que ocorrerá em Goiânia, no mês de novembro.

A equipe Ararauna, de Gurupi, que estreou em março no Festival SESI de Robótica, conquistou o 1º lugar na categoria Artística e o 3º lugar na categoria Nível 2. A equipe Tucuna X, de Araguaína, alcançou o 1º lugar na categoria Nível 1. “Graças aos nossos professores, tutores, amigos e companheiros, conseguimos conquistar essa medalha tão sonhada por todos. Foi um evento fantástico”, disse Ricardo Luz, integrante da equipe Tucuna.

Outra equipe de Gurupi, a Ararauna The Musical, competiu pela primeira vez na nova categoria de Robótica Artística e celebrou a experiência adquirida. “Sempre admirei as outras categorias, mas me encontrei na categoria artística, pois amo arte. Unir arte e tecnologia foi desafiador, mas superamos muitas barreiras”, relatou Letícia Rodrigues, aluna da Escola SESI de Gurupi.

Com as vitórias, o professor Elver Pereira, técnico das equipes de Nível 2 de Araguaína, destacou o esforço dos estudantes. “Houve muita dedicação e trabalho em equipe. Eles absorveram bem as orientações e saem daqui com mais experiência, o que é valioso para o desenvolvimento deles como alunos e futuros cidadãos”, comentou.

O superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann, também comemorou as conquistas. “É uma alegria enorme ver nossos estudantes alcançando o pódio. O apoio dos professores, direção e famílias foi fundamental para chegarmos até aqui”, avaliou.

A OBR 2024 busca incentivar o estudo da robótica e despertar o interesse dos jovens por carreiras científicas e tecnológicas. Este ano, a competição inclui as modalidades Teórica e Prática. Na Modalidade Prática, os alunos constroem robôs para simular resgates ou para apresentações criativas, como danças e performances teatrais, novidade desta edição.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.