Eduardo do Dertins aposta em força municipalista e diz que Dorinha terá “vitória esmagadora” em 2026

Eduardo do Dertins aposta em força municipalista e diz que Dorinha terá “vitória esmagadora” em 2026
Fernanda CappellessoPor Fernanda Cappellesso 11 de maio de 2026 0

Deputado afirma que estrutura política da base governista ainda não entrou totalmente na disputa eleitoral no Tocantins

O deputado estadual Eduardo do Dertins afirmou que a senadora Professora Dorinha Seabra deverá conquistar uma “vitória esmagadora” nas eleições de 2026 para o governo do Tocantins. A declaração foi dada durante entrevista em que o parlamentar comentou o cenário político estadual, o desempenho da senadora nas pesquisas e a articulação da base governista.

Ao responder sobre possíveis desgastes políticos e o impacto da pré-campanha sobre candidaturas proporcionais, Eduardo do Dertins minimizou qualquer risco de enfraquecimento do grupo político aliado.

Segundo ele, o momento ainda é de gestão e entrega de resultados, e não de campanha eleitoral propriamente dita.

“Eu defendo muito a tese de que existe o momento de trabalho, o momento de entrar na campanha, o momento de produzir”, afirmou o deputado.

A declaração ocorre em meio à intensificação das movimentações políticas no Tocantins, onde diferentes grupos já começam a ampliar agendas regionais e articulações para a sucessão estadual de 2026.

Deputado atribui protagonismo de Dorinha à trajetória política

Durante a entrevista, Eduardo do Dertins afirmou que o desempenho da senadora nas pesquisas de intenção de voto seria resultado direto da trajetória construída por Dorinha ao longo dos últimos anos.

Ele citou a atuação da parlamentar na área da educação, a passagem pela Câmara Federal e o atual mandato no Senado como fatores que consolidaram sua presença no cenário político estadual.

“Essa liderança da professora Dorinha diz respeito exclusiva ao trabalho dela mesma”, declarou.

Na avaliação do deputado, a senadora conseguiu construir protagonismo político próprio dentro do Tocantins, o que explicaria o crescimento do nome dela nas discussões eleitorais para 2026.

Base aliada aposta no peso político dos prefeitos

Um dos principais pontos destacados por Eduardo do Dertins foi a força da estrutura municipalista ligada ao grupo político da senadora e do governador Wanderlei Barbosa.

Segundo ele, a campanha ainda não começou efetivamente e parte das ferramentas consideradas decisivas no processo eleitoral sequer entrou em ação.

O parlamentar afirmou que o grupo possui apoio de mais de 100 prefeitos e da maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Tocantins.

“O grande ainda não entrou no jogo”, disse.

Para aliados da base governista, a força política construída nos municípios poderá ter impacto decisivo durante a campanha, especialmente em regiões do interior do estado, onde prefeitos e lideranças locais historicamente exercem influência relevante sobre o eleitorado.

Discurso tenta associar continuidade administrativa

Outro ponto presente na fala do deputado foi a tentativa de relacionar a possível candidatura de Dorinha aos resultados administrativos do atual grupo político que governa o estado.

Eduardo do Dertins afirmou que obras, investimentos regionais e ações realizadas pelo governo estadual e por parlamentares aliados deverão influenciar diretamente o cenário eleitoral.

“Todas as conquistas que saltam aos olhos influenciarão no momento eleitoral”, afirmou.

O discurso reforça uma estratégia recorrente em disputas estaduais: vincular a sucessão ao sentimento de continuidade administrativa e estabilidade política.

Cenário eleitoral segue indefinido

Apesar da demonstração de confiança da base governista, o cenário político do Tocantins para 2026 ainda está em formação.

Nos bastidores, diferentes grupos intensificam conversas partidárias, agendas regionais e aproximações com prefeitos e lideranças locais. Analistas políticos avaliam que a construção das alianças municipais deverá ser um dos principais fatores da disputa.

Além disso, o avanço das pesquisas internas e a movimentação de lideranças nacionais também podem influenciar diretamente o ambiente político estadual nos próximos meses.

Enquanto isso, aliados de Dorinha tentam consolidar o discurso de que a senadora reúne experiência administrativa, força política e estrutura municipalista suficiente para liderar a disputa pelo Palácio Araguaia.

Notícias relacionadas