MPTO conclui convocação de aprovados e reforça atuação no interior com posse de novos promotores

MPTO conclui convocação de aprovados e reforça atuação no interior com posse de novos promotores
Fernanda CappellessoPor Fernanda Cappellesso 11 de junho de 2026 0

Instituição passa a contar com 124 membros entre promotores e procuradores após nomeação de três novos integrantes

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) concluiu uma etapa considerada estratégica para o fortalecimento de sua estrutura institucional. Com a posse de três novos promotores de Justiça substitutos, realizada nesta semana em Palmas, a instituição encerrou a convocação de todos os aprovados no 10º Concurso para Promotor de Justiça Substituto e amplia sua capacidade de atuação em diferentes regiões do estado.

Tomaram posse os promotores Denys César dos Santos Silva, Jonathan Ricardo Couto Oliveira e Luis Gustavo Britto Vieira. A cerimônia foi realizada durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça e marcou o encerramento de um processo iniciado em 2022, quando o concurso reuniu aproximadamente 1.300 candidatos em seis etapas de seleção.

Com os novos integrantes, o Ministério Público passa a contar com 124 membros entre procuradores e promotores de Justiça.

A ampliação do quadro ocorre em um momento em que cresce a demanda por atuação do Ministério Público em áreas como infância e juventude, defesa do patrimônio público, meio ambiente, saúde, educação e combate à criminalidade.

Para o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, a conclusão das nomeações representa um avanço institucional importante.

“Encerramos este ciclo com a alegria do dever cumprido e a certeza de que entregamos o nosso melhor resultado, fruto de um grande esforço institucional. Conseguimos chamar toda a lista de candidatos aprovados”, afirmou.

Reforço para o interior

Além da reposição de quadros, a chegada dos novos promotores é vista pela instituição como uma oportunidade para ampliar a presença do Ministério Público em comarcas do interior, onde a atuação ministerial muitas vezes representa um dos principais instrumentos de acesso da população à defesa de direitos.

Segundo Abel Andrade, a renovação do quadro permite distribuir melhor a carga de trabalho e fortalecer a presença institucional em diferentes regiões do Tocantins.

“Na prática, isso significa uma instituição que se renova, que reforça seu quadro, distribui melhor sua carga de trabalho e consegue se fazer mais presente no interior do Tocantins, tornando-se mais atenta à realidade local”, destacou.

A atuação dos promotores de Justiça vai além da esfera criminal. Cabe ao Ministério Público fiscalizar o cumprimento das leis, acompanhar políticas públicas, atuar em ações coletivas e defender interesses difusos da sociedade.

Compromisso com a população

Representando os empossados, o promotor Denys César dos Santos Silva utilizou seu discurso para destacar o papel social da carreira e a necessidade de proximidade com a população.

Ex-analista ministerial do próprio MPTO e recentemente integrante do Ministério Público do Pará, ele afirmou que escolheu retornar ao Tocantins por identificar no estado o local onde construiu sua trajetória profissional.

Ao citar personagens simbólicos como moradores da zona rural que dependem da atuação institucional para garantir acesso a serviços públicos, Denys destacou que a função ministerial precisa estar conectada às necessidades concretas da população.

“Devemos, como promotores de Justiça, garantir que os direitos fundamentais não sejam exceções. O Ministério Público só tem sentido quando alcança pessoas como elas”, afirmou.

Renovação institucional

A chegada dos novos membros também foi destacada pelo presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Francisco José Pinheiro Brandes Júnior.

Segundo ele, os novos promotores chegam em um momento importante para a instituição e trazem experiências acumuladas em diferentes áreas do serviço público.

Antes da posse, os três profissionais atuavam em carreiras distintas. Jonathan Ricardo Couto Oliveira foi delegado da Polícia Civil de São Paulo e analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Já Luis Gustavo Britto Vieira acumulou mais de uma década de atuação no Ministério Público Federal.

Com a posse dos novos integrantes, o MPTO encerra oficialmente a convocação dos aprovados no concurso realizado em 2022. Desde o início das nomeações, em 2023, 20 promotores passaram a atuar na instituição. Agora, somados aos três novos integrantes, o Ministério Público reforça sua estrutura em um estado onde a expansão da demanda por serviços públicos e garantia de direitos segue exigindo presença cada vez maior dos órgãos de controle e fiscalização.

 

Notícias relacionadas