Kassab promete apoio a “bons projetos” de Lula; Centrão volta ao centro das negociações no Congresso

Kassab promete apoio a “bons projetos” de Lula; Centrão volta ao centro das negociações no Congresso
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 27 de outubro de 2026 11

A manifestação de Gilberto Kassab após a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva abre uma nova etapa na relação entre o governo e os partidos de centro. O presidente nacional do PSD sinalizou disposição para apoiar propostas do Executivo, enquanto as articulações no Congresso passam a definir as condições políticas para o próximo mandato presidencial.

Em nota divulgada em 26 de outubro, Kassab afirmou que parlamentares e governadores do partido seguirão “defendendo os bons projetos” e manterão uma relação republicana com o governo federal. O documento relaciona esse apoio a iniciativas de equilíbrio fiscal, redução das desigualdades e melhoria de serviços como saúde e educação. A posição é do PSD e não representa, por si só, uma adesão conjunta de todas as legendas do Centrão.

O movimento ocorre em um ambiente no qual o presidente precisa negociar com bancadas que possuem interesses nacionais e regionais distintos. Antes da eleição, o cientista político Carlos Melo, professor do Insper, já apontava o fortalecimento do Legislativo como um limite à capacidade do Executivo de construir maiorias. Kassab  afirmou que o próximo presidente teria de “ceder cada vez mais ao Congresso”.

Para Lula, a aproximação pode ampliar o espaço de negociação e reduzir obstáculos a propostas prioritárias. Para os partidos de centro, participar dessas conversas significa influenciar decisões, recursos e políticas públicas. O risco para ambos está em construir acordos sem clareza sobre os compromissos assumidos e os resultados esperados pela sociedade.

O Diário Tocantinense mantém espaço aberto para manifestações de Kassab, das demais lideranças do Centrão, do governo e da oposição sobre os limites dessa aproximação e as prioridades que devem orientar o Congresso.

Notícias relacionadas