Produtores rurais devem ter cuidados especiais na hora de manejar as vacinas

 O Estado do Tocantins é um dos estados com maior tradição na criação de gado de corte e atualmente conta com um rebanho de mais de 8 milhões de animais distribuídos em todas as regiões do estado.

A vacinação chega a 90% do total desse rebanho. Com o estado livre de aftosa o mercado de exportação das carnes tem aumentado abrindo as portas para vários países.

Dentre as vacinas mais importantes destaca-se a vacina de febre aftosa, brucelose e também a vacina contra raiva.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da unidade Sebastião Pinheiro a forma que o produtor maneja estas vacinas é fundamental no resultado do produto final. A agência de defesa agropecuária do Tocantins para assegurar a legitimidade da vacinação fiscaliza desde quando a vacina quando chega as casas veterinárias até o momento da vacinação nas propriedades.

A vacina tem que se manter a uma temperatura de 2ºC A 8ºC. Deve ser transportadas em caixas com gelo até a propriedade e se manter na temperatura até o momento da aplicação. Ainda segundo o inspetor, o local da vacinação também é importante, a vacina deve ser aplicada na tábua do pescoço e não em outra parte do animal, a agulha deve ser trocada a cada 10 animais e  as agulhas colocadas em uma solução de álcool iodado.

A forma com que o animal é conduzido até o local da vacinação também implica em melhores resultados é importante evitar o estresse do animal. A vacina manejada incorretamente provoca abcessos na carne ,essa parte no frigorifico é descartada causando prejuízos ao produtor.

Segundo o calendário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento a próxima campanha será  da vacinação contra a febre aftosa ,uma das mais importantes ,a vacinação começa no mês de  novembro ,onde serão vacinados os animais até 24 meses.

 

 

 

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.