Professores encerram Seminário Estadual do Pnaic com apresentação de experiências exitosas

O encerramento do V Seminário Estadual do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na  Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, encerrou na tarde desta quarta-feira, 19 de setembro, com apresentação e socialização das práticas exitosas desenvolvidas pelos professores e formadores de todo o Estado. O tema do Seminário foi Pnaic: integrando saberes na perspectiva da formação humana.

Diversos projetos foram desenvolvidos ao longo dos dois anos de formação, e na culminância dos trabalhos, alguns dos projetos foram selecionados para socialização entre os profissionais.

Segundo Josélia Sampaio de Sousa, formadora local do Pnaic, em Araguaína, ressignificar faz parte do trabalho realizado. “Os professores, em colaboração com os alunos, constroem muito material didático para o trabalho em sala de aula, essa ressignificação torna a ação mais agradável e positiva”, comentou.

Para Itamara da Costa Castro, formadora local do Pnaic, no município de Guaraí, a leitura deve ser apresentada aos alunos da forma mais agradável possível. “Para incentivar a leitura literária, tanto de professores como de alunos, desenvolvemos o projeto Chá Literário. Vemos a leitura como uma forma de encanto, onde o leitor precisa sentir vontade e prazer em ler. Nesse projeto, a gente seleciona obras literárias para uma leitura individual, entretanto, a socialização do conhecimento sobre as leituras ocorre quando realizamos a culminância com o oferecimento de um chá, enquanto a gente toma chá, socializa a leitura dos livros. Dessa forma, todos ficam sabendo sobre os conteúdos dos livros selecionados”, ponderou.

Maria Pereira Barbosa de Deus, formadora local do Programa Novo Mais Educação, no município de Conceição do Tocantins, trabalhou com a metodologia Basquete da Matemática. “Com essa metodologia, que pode ser desenvolvida em todos os espaços da escola, os alunos podem aprender de forma lúdica a tabuada e também a desenvolver seu raciocínio lógico”, destacou.

O jogo Basquete da matemática consiste em os alunos realizarem perguntas sobre contas, por exemplo: 3 vezes 4?. Caso o respondente erre a resposta, o próximo da fila continua a brincadeira. Caso o aluno acerte, ele pode continuar jogando. Tudo depende das regras estabelecidas antes da brincadeira. Maria Barbosa conta que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola melhorou bastante.

Outra metodologia utilizada no Pnaic são as sequências didáticas. Sara Carvalho Pereira, formadora local no município de Gurupi, realizou experiência de trabalho utilizando o assunto meio ambiente. “ Desenvolvemos a leitura e a escrita dos nossos alunos a partir da identificação das partes das plantas. Por meio da sequência didática, abordamos a interdisciplinaridade. Envolvemos teoria e prática de forma lúdica, pois assim os alunos compreendem com maior facilidade”, finalizou.

Histórico do Programa

 O Pnaic iniciou suas atividades em 2013 (1ª edição), com ênfase na formação de Língua Portuguesa.Em 2014 (2ª edição) e 2015 (3ª edição), a temática trabalhada foi o Ensino da matemática e Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização. Em 2015, terceira edição, enfatizou a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. A 4ª edição aconteceu em 2016/2017e abordou a Gestão da alfabetização. 

A 5ª edição tem como tema: “Pnaic: integrando saberes na perspectiva da formação humana”, atendeu à solicitação dos cursistas das edições anteriores ofertando a formação nos polos de Palmas, Araguaína, Tocantinópolis e Guaraí. A formação foi desenvolvida e coordenada pela UFT, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e a Undime. (Com informações da Seduc)

 

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