Curso Gestão por Processos marca o início da implantação de projeto de boas práticas na hotelaria do HDT-UFT

A realização de capacitação sobre “Gestão por Processos” marcou o início da implantação do Caderno de Hotelaria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína (TO). O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços assistenciais, reduzir custos a partir da otimização de recursos e aumentar a segurança para pacientes e profissionais.

O curso ocorreu nos dias 18 e 19 e teve como facilitadora, a administradora e consultora da EloGroup, Camila Melo de Carvalho. A profissional permanecerá no hospital até o próximo dia 28, no qual prevê a conclusão do planejamento da implantação. Porém, a finalização se dará após as práticas já estarem em andamento, e definidos todo o ciclo de implementação, no máximo em 6 meses.

A facilitadora ressaltou que as etapas do Projeto de Replicação do Caderno de Processos e Práticas de Hotelaria no HDT-UFT consistem em realizar o diagnóstico do hospital em relação às práticas preconizadas no caderno, traçar soluções e definir como podem ser implementadas as práticas que ainda estão pendentes, em conjunto com as equipes do próprio hospital, e, por fim, planejar e executar a implantação dessas soluções.

“Para realizar essa primeira etapa, iremos acompanhar os processos da hotelaria na ponta, tais como: a distribuição de enxoval, a coleta de resíduos, etc. A partir das informações coletadas, iremos levar as principais oportunidades de melhoria para as equipes que possuem interface com os processos, e em conjunto traçar soluções, a serem validadas pela Governança”, explicou concluindo que em seguida será elaborado o Plano de Implementação, com o destrinchamento de cada solução.

Para o chefe da Unidade de Hotelaria, Francisco Josean Moreira Santos esta é uma excelente oportunidade de agregar conhecimento e compartilhar soluções para os diversos problemas e dificuldades encontradas no cotidiano dos serviços de hotelaria, dentro do ambiente hospitalar.

Sobre o curso

O curso Gestão por Processos foi realizado com o intuito de preparar a equipe do HDT-UFT para que estivessem nivelados de alguns conceitos importantes para o andamento ao projeto. Porém, como a temática pode ser aplicada em todas as áreas e processo de um hospital, o público do curso não se restringiu somente à hotelaria, e sim a qualquer gestor ou empregado que aprenderam sobre o tema ou entenderam como funciona o método de Gestão por Processos da Ebserh.

O analista de Tecnologia da Informação e Processos, Eduardo Amaral considerou a capacitação extremamente positiva. “Estimulou o engajamento de toda a equipe multidisciplinar e enfatizou a necessidade do patrocínio da gestão nessa mudança de paradigma; atualmente o hospital pratica uma gestão mais funcional a nível de departamento e agora podemos começar a fazer uma gestão mais voltada a processos de negócios, dando mais visibilidade do negócio as pessoas e equipes envolvidas nos processos, além de permitir um controle mais padronizado dos indicadores e metas de cada área/processo”, comentou.

Na percepção da chefe da Unidade de Nutrição Clínica, Genice de Souza, o curso possibilitou conhecer o Método Ebserh para gerir processos através do uso de ferramentas práticas. “Muitas vezes nos vemos isolados em ilhas buscando soluções eficazes para problemas comuns com uma visão fragmentada do todo. Os métodos nos orientam a diagnosticar os problemas facilitando a tomada de decisão e implementação dos fluxos na gestão do dia a dia. Creio que através do trabalho em conjunto com os demais setores do H.U. conseguiremos melhorar e sustentar o desempenho das rotinas tornando as soluções cada vez mais eficazes”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.