Palmas: PT-TO emite nota de repúdio contra ação: Polícia Militar diz que reagiu após resistência e desacato

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) emitiu nesta segunda-feira, 16, uma nota de repúdio contra a ação da Polícia Militar (PM-TO), durante uma desocupação ocorrida no último domingo, 15, em Palmas. A PM-TO também se manifestou por meio de nota e informou que reagiu após resistência e desacato feitos pelos manifestantes.

A ação ocorreu na Quadra 905 Sul em Palmas e foi organizada pelo Movimento de Luta pela Moradia (MNLM). De acordo com o PT-TO, cinco militantes foram presos injustamente e de forma agressiva e desnecessária.

“A PM agrediu e prendeu a secretária de Organização do PT/TO, Eutália Barbosa; o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretário de Juventude do PT/TO, Guilherme Barbosa; o ex-vereador de Palmas pelo PT e militante do MNLM, Bismarque Miranda e o advogado e militante do MNLM, Lucas Neves, que foram liberados após prestarem depoimento”, diz a nota.

Em contrapartida, a Polícia informou que compareceu ao local para negociar a retirada dos ocupantes de forma pacífica. “Após um tumulto iniciado devido à resistência e desacatos proferidos pelos manifestantes, houve a detenção de seis ocupantes, os quais foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência de Esbulho possessório, resistência e desacato”, afirma a Polícia Militar na nota.

Sobre os vídeos veiculados nas redes sociais, a instituição afirmou que as imagens serão apuradas no intuito de averiguar quaisquer ilegalidades.

Confira as notas na íntegra

Nota de repúdio do PT/TO à ação da PM contra os militantes do MNLM

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT/TO) repudia veementemente a ação arbitrária e truculenta da Polícia Militar (PM) na desocupação do último domingo, 15, na Quadra 905 Sul em Palmas. Cinco militantes do Movimento de Luta pela Moradia (MNLM) foram presos injustamente e a forma agressiva, desnecessária, da condução feriu os Direitos Fundamentais desses aguerridos militantes do PT.

A PM agrediu e prendeu a secretária de Organização do PT/TO, Eutália Barbosa; o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretário de Juventude do PT/TO, Guilherme Barbosa; o ex-vereador de Palmas pelo PT e militante do MNLM, Bismarque Miranda e o advogado e militante do MNLM, Lucas Neves, que foram liberados após prestarem depoimento.  

A PM agiu sem ordem judicial e mostrou uma completa falta de respeito aos direitos dos cidadãos e das cidadãs que lutam por uma sociedade com menos desigualdade social, onde os Direitos Fundamentais são respeitados.

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Tocantins entende que a ação da PM foi ilegal, houve abuso de autoridade e uma violação clara dos direitos humanos e por isso não vamos calar, estamos firmes na luta contra a criminalização dos Movimentos Sociais, contra a violência à mulher, pela proteção dos direitos da nossa juventude e pela garantia do direito à moradia, que todo cidadão e toda cidadã deste país deve ter.  

Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT/TO)

NOTA À IMPRENSA – POLÍCIA MILITAR

Quanto à ocorrência registrada na quadra 905 sul, em Palmas, a Polícia Militar informa que compareceu ao local onde passou a negociar a retirada dos ocupantes de forma pacífica. Informa também que após um tumulto iniciado devido à resistência e desacatos proferidos pelos manifestantes, houve a detenção de seis ocupantes, os quais foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência de Esbulho possessório, resistência e desacato.

Quanto às imagens que circulam nas redes sociais serão apuradas pela instituição no intuito de averiguar quaisquer ilegalidades. A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade tocantinense de manutenção da ordem pública e da paz social.

 Já a Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), informa que a  obra de construção de 272 apartamentos na Arso 92 em Palmas foram retomadas recentemente e seguem novo cronograma estipulado para os serviços. O empreendimento faz parte do programa Pró-Moradia e já existem famílias pré -selecionadas aguardando a entrega dos imóveis.

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.