Prefeitura de Arapoema realiza mutirão de ultrassonografias para população feminina

A Prefeitura de Arapoema realizou entre os dias 25 e 26 de outubro, exames de ultrassonografias de mama e transvaginal para a população feminina da cidade. Os aparelhos usados na realização dos exames são de propriedade do poder público municipal e foram obtidos com recursos próprios. O objetivo da aquisição foi o de facilitar e dar maior agilidade nas solicitações dos pedidos das cidadãs arapoemenses.

De acordo com a Prefeita de Arapoema, Professora Lú Parizi, a ação foi de extrema importância para melhorar a qualidade dos atendimentos na área da saúde. Ela destacou ainda, o trabalho de gestão realizado e que graças a ele foi possível economizar e adquirir o equipamento.

“Os médicos faziam o pedido desses exames e além do deslocamento para outras cidades, as mulheres demoravam a receber o resultado. O município tinha um custo alto com todo esse processo. Economizamos e hoje conseguimos oferecer esse serviço em Arapoema. O resultado e o prazo da entrega são menores e a nossa gente é atendida com qualidade”, completou a Prefeita.

De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e com Instituto Nacional do Câncer o exame ultrassonográfico não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Neles podem existir nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são identificados.

Já a ultrassonografia transvaginal serve para detectar doenças na região pélvica como: endometriose, miomas, gravidez nas trompas, tumores de ovários, etc. As mulheres também receberão orientação psicológica de especialistas para a importância da prevenção e do autocuidado. (Da Assessoria)

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.