Naturatins fiscaliza campos de capim-dourado para evitar colheita clandestina e perda do produto

Equipes de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estão na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, na região do povoado Mumbuca, para monitorar os campos de capim-dourado (Syngonanthus nitens), que estão quase prontos para a colheita, com início previsto para o próximo dia 20 e se estende até 30 de novembro.

Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental do órgão, Cândido José dos Santos Neto, que comanda as equipes, a ação em curso atende a uma solicitação feita pela Associação Comercial Industrial, Turismo, Serviço e Agronegócio da Região do Jalapão (Acirja), visando evitar colheita precoce do capim-dourado, antes das hastes estarem completamente maduras.

Além do gerente de Fiscalização Ambiental, seis fiscais e um guarda-parque participam da operação, que começou no início desta semana e se estende até a data prevista para o começo da colheita, que só pode ser feita por extrativistas devidamente licenciados pelo Naturatins.

O controle da colheita do capim-dourado feito pelo órgão ambiental do Estado é amparado por legislação própria, que tem como objetivo garantir o manejo sustentável da matéria-prima de artesanatos, que são fonte de renda das comunidades da região.

O monitoramento por parte das equipes de fiscalização do Naturatins também ajudam a prevenir possíveis incêndios na área onde o capim-dourado floresce.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.