Monkeypox: Colinas do Tocantins tem um caso inconclusivo e quatro descartados

Colinas é um dos 34 municípios com casos notificados de Monkeypox em vigência no Estado. Dos cinco casos investigados na cidade, quatro já foram descartados e um permanece sob suspeita, classificado como inconclusivo.

Das 283 suspeitas, 242 casos foram descartados, outros 12 casos da doença foram confirmados, 12 já estão curados, 20 inconclusivos e 9 casos permanecessem sob suspeita. Os dados são referentes ao período de 19 a 25 de fevereiro e foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde – SES.

Monkeypox

Os sinais e sintomas da Monkeypox – MPX duram de 2 a 4 semanas e tem como principais sintomas erupções na pele e febre súbita.

De acordo com o Instituto Butantan, a primeira fase de sintoma se assemelham à uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem. É o contato com elas que causa a transmissão do vírus para outras pessoas. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame de PCR para confirmar ou descartar a doença, de acordo com a recomendação da Organização mundial da Saúde – OMS.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.