Na edição do “Se Liga Cidadão” de hoje, o advogado Raul Albuquerque traz clareza a uma dúvida muito comum: o que é o Planejamento Previdenciário?
Abaixo confira o artigo de fácil compreensão enviado pelo especialista:
Não é cultura do povo brasileiro se preocupar com o planejamento previdenciário. Tenho visto muitas pessoas procurarem a Previdência apenas quando estão acometidas de alguma doença, ou mesmo quando chegam à terceira idade, querendo se aposentar.
Acontece que esse cenário precisa ser reavaliado. As regras que compõem o direito previdenciário são complexas e burocráticas, mas todos precisam entender seus direitos junto à Seguridade Social, já que é de cunho assistencial à vida e têm caráter alimentar fundamental.
Veja, só vai se aposentar quem faz contribuições ao Sistema Previdenciário, haja vista que o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), é um seguro público que garante renda aos trabalhadores na aposentadoria.
Sendo assim, só terá direito a tão sonhada aposentadoria, ao salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez), etc., se houver contribuição.
Em razão disso, o segurado deve estar, desde logo, organizado em relação aos documentos trabalhistas e registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais ? CNIS, que é o banco de dados do Governo Federal que registra informações trabalhistas e previdenciárias de todos os trabalhadores.
Sendo assim, queremos incentivar o leitor a se organizar, procurar um advogado especializado na área previdenciária para fazer um planejamento previdenciário para que assim consiga garantir um benefício para si e para seus familiares perante a Previdência.
Fica meu alerta aqui para os profissionais liberais (pedreiros, pintores, eletricistas, dentre outros) que são casados e que tem filhos, pois caso esses profissionais não se prevenirem poderão prejudicar toda a família.
Cuide de si. Cuide de sua família. Cuide do seu futuro. – Raul Albuquerque.
Raul Albuquerque
Raul de Araújo Albuquerque é professor e advogado, pós graduado em Direito Público pelo ITOP (2008), é especialista em Direito Previdenciário, membro do Tribunal de Ética na OAB do Tocantins e sócio do escritório Maione & Albuquerque Advogados, com sede em Colinas do Tocantins.
Relacionado
Link para compartilhar: