Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 10, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 10, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Barroso assume presidência do STF no lugar de Weber e enfrenta dilema com pautas sobre aborto e drogas

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), toma posse nesta quinta-feira, 25, como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em agosto deste ano, Barroso foi eleito para o cargo, para um mandato de dois anos. Assumirá a vice-presidência do tribunal o ministro Edson Fachin.

Barroso sucederá à ministra Rosa Weber, que estava no cargo desde 12 de setembro do ano passado. Com a aposentadoria compulsória, a ministra deixou o posto e a cadeira na Corte.

Dilemas da corte 

Assim que assumir o posto, Barros deverá enfrentar logo nos primeiros dias de sua gestão o dilema de agendar ou dar a continuidade aos julgamentos das ações sobre descriminalização do aborto e do porte de drogas. Os temas atualmente são os mais polêmicos na pauta de costumes do tribunal e podem afetar a relação do STF com o Congresso Nacional. 

Antes da aposentadoria, Weber havia votou favoravelmente à descriminalização do aborto em casos de até 12 semanas de gestação. Logo depois, o próprio Barroso pediu destaque e levou o julgamento para o plenário físico do STF. 

A discriminzaão da maconha também deve ser a pauta dos próximos dias, já que está suspenso por um pedido de vista de André Mendonça. Até agora há 5 votos a favor da descriminalização da maconha e 1 contra. O processo ficou parado por mais de 7 anos, mas o debate foi retomado com objetivo de definir se o artigo da Lei de Drogas que considera crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo próprio tem validade.

Cerimônia de Posse 

A cerimônia de posse do ministro vem sendo organizada há dias e tem uma lista extensa de convidados. A cantora Maria Bethânia foi convidada pelo próprio ministro para se apresentar no evento.

A sessão solene deve seguir o protocolo padrão no STF. Barroso tem um discurso preparado – deve elogiar a antecessora, ressaltar a importância da democracia e do respeito às instituições democráticas, pregar a defesa de direitos fundamentais e o combate a desigualdades.

Luís Roberto Barroso

O ministro é natural de Vassouras (RJ). É doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou, ainda, como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB).

Barroso também é autor de diversos livros sobre direito constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. O ministro, que fez carreira na advocacia, também já foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎤 F6 da Fama | Voz de fé, IA de publi e make no carrinho: os 6 destaques que ferveram o mundo pop nesta...

Enquanto o mundo gira no feed e a fama se reinventa a cada atualização, algumas figuras souberam como ninguém...

Governo do Tocantins garante transparência e diz que repasses do ICMS estão corretos

  Em reunião realizada nesta terça-feira, 8, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), recebeu o...

Justin Bieber explode contra paparazzi e desabafa: “Vocês não se importam com seres humanos”

Justin Bieber voltou a ser assunto mundial após um vídeo em que aparece visivelmente abalado, confrontando paparazzi em Palm...

Docente da UniCatólica integra comitê nacional sobre drogas em parceria com ONU e Ministério da Justiça

Nos dias 2 e 3 de abril, a professora Ana Carolina Peixoto do Nascimento, docente do curso de Psicologia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Quase 60% dos médicos não praticam exercícios: campanha nacional propõe mudança urgente de hábitos

o estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, conduzido pelo Research Center da Afya, traz um número alarmante: 59% dos...

Papa apresenta leve melhora clínica, mantém rotina de trabalho e participa de reuniões no Vaticano

O Papa segue com quadro clínico estável, com pequenas melhoras observadas no domingo (07), especialmente na parte motora, respiratória...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img