Hospital Santa Thereza em Palmas realiza a primeira cirurgia utilizando robótica com tecnologia avançada no Estado

Em janeiro de 2024, o Hospital Medical Santa Thereza, em Palmas, inaugurou o primeiro Centro de Cirurgia Robótica do Tocantins, integrando a Rede Medical. O evento contou com a presença de autoridades locais e profissionais da saúde, marcando um avanço significativo na área da saúde do estado.

E agora, no último dia 17 de junho, o hospital realizou a primeira cirurgia robótica do Tocantins, utilizando o robô da Vinci®. Este procedimento representa um marco para a medicina local, com a adoção de uma tecnologia que contou com um investimento de R$ 25 milhões. Este novo sistema cirúrgico é considerado o mais moderno do segmento robótico do mundo.

O robô da Vinci® é indicado para especialidades como urologia, ginecologia e cirurgia do aparelho digestivo. Ele proporciona benefícios significativos, como menor dor pós-operatória, redução de perdas sanguíneas e uma recuperação mais rápida dos pacientes. A tecnologia inclui visão 3D em alta definição e a tecnologia Firefly, que aumenta a precisão dos procedimentos.

O coordenador do Centro de Cirurgia Robótica, Dr. Hamilton Franco Filho, destacou que vários médicos já estão certificados para operar o robô, com outros 20 profissionais em processo de habilitação. Dr. Franco, que realizou a primeira cirurgia robótica no estado, disse que o procedimento foi um sucesso.

 “O robô ajuda na estabilização da imagem, na iluminação, na realização de uma melhor técnica de sutura e nos movimentos delicados em locais restritos. Todos esses fatores possibilitam uma cirurgia com menor trauma no tecido, evitando, com isso, as complicações. E podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a cirurgia foi um sucesso””, celebrou Franco.

Guilherme Coutinho, CEO da Rede Medical Palmas, afirmou que a tecnologia proporciona uma precisão cirúrgica única e melhora significativamente a recuperação dos pacientes.

“O robô permite uma precisão cirúrgica única. Nas patologias, como as neoplasias, ele vem associado a uma inteligência artificial, onde temos uma noção milimétrica de cada detalhe dos tecidos e dos órgãos. Da Vinci X facilita muito a vida para o cirurgião, dá segurança na mão e na realização dos procedimentos. Em reconstituições, como a da uretra, o robô evita fibroses, de modo que a recuperação atinge outros níveis, melhorando o pós-operatório. Então eu não tenho dúvidas que esse procedimento coloca o Tocantins à frente do que há de mais moderno na Medicina””, disse Guilherme.

Funcionamento

O robô é projetado para procedimentos minimamente invasivos de alta complexidade, comandados por um console que oferece ao cirurgião uma plataforma com imagem 3D de alta definição, permitindo maior amplitude nos movimentos e incisões menores.

A cirurgia robótica, amplamente utilizada em áreas como urologia, ginecologia e cirurgia geral, oferece benefícios como redução da dor e desconforto pós-operatório, diminuição de perdas sanguíneas, menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais rápida. Em cirurgias de próstata, por exemplo, a tecnologia permite uma visão detalhada de estruturas fundamentais, otimizando a preservação da potência sexual e incontinência urinária.

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.