No primeiro semestre de 2024, o Tocantins registrou um aumento significativo na abertura de pequenos negócios, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEIs).
De acordo com dados do Sebrae/TO, foram abertos 10.348 novos MEIs no estado, representando 74,8% do total de pequenos negócios inaugurados nesse período. Em segundo lugar, estão os microempreendedores, com 2.741 novos registros, seguidos pelas Empresas de Pequeno Porte (EPPs), que somaram 748 aberturas.
Atualmente, o Tocantins conta com 137.579 pequenos negócios ativos, sendo os MEIs responsáveis por 56,9% desse total, seguidos pelas Microempresas com 35,8% e pelas EPPs com 7,3%. Os setores de Serviços e Comércio são os mais representativos, abrangendo 45,3% e 36,7% das empresas respectivamente, seguidos pela Construção Civil (8,6%), Indústria (7,9%) e Agropecuária (1,5%).
Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, destaca a importância do apoio do Sebrae no fortalecimento desses empreendimentos:
"Realizamos 137.936 atendimentos no Tocantins até agora, sendo mais de 29 mil voltados para pequenos negócios. Esses números refletem nosso compromisso em promover o protagonismo dos empreendedores locais, contribuindo para o crescimento econômico não apenas do estado, mas também em âmbito nacional." (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)
Relacionado
Link para compartilhar: