Na matéria do Jornal Estado de Minas publicada em 2023, é revelado que aproximadamente 4 milhões de mulheres deixaram de consultar algum ginecologista. O dado apresentado é referente à pesquisa “Expectativa da mulher brasileira sobre sua vida sexual e reprodutiva: as relações dos ginecologistas e obstetras com suas pacientes”, encomendada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conduzida pelo Instituto Datafolha.
Algumas mulheres possuem diversas inseguranças em relação à sua saúde íntima, o que deve ser levado em conta ao longo de suas vidas é a busca por sua segurança e prevenção de doenças. Independentemente de qualquer situação, não deixem de procurar um ginecologista ou médico especialista. Não tenham preconceitos com seus corpos, lembrem-se de que cuidar de si mesmas as poupará de dores de cabeça no futuro.
Natacha Machado, médica ginecologista da Plenapausa, em entrevista ao Diário Tocantinense, responde algumas questões interessantes. Por exemplo, como fica a região íntima logo após o parto? Segundo a especialista, entre 40 a 90 dias após o parto, a região volta ao normal.
Isso geralmente é uma questão comum para a maioria das mulheres e, conforme a ginecologista, “com o passar dos anos, com o nosso envelhecimento, é natural que toda musculatura comece a apresentar algum grau de flacidez, e aí esses sintomas vão aparecer independentemente se essas mulheres passarem pelo parto normal ou não”. A especialista ainda responde, assista ao vídeo completo abaixo.
Relacionado
Link para compartilhar: