Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 13, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 13, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Eleições 2026: Brasil e Tocantins entram em contagem regressiva com nomes em movimento e cenários em reconfiguração

Faltando pouco mais de um ano para o início oficial do calendário eleitoral, os bastidores da política brasileira e tocantinense estão em ritmo de campanha. Pré-candidaturas, alianças discretas e movimentações públicas revelam um cenário que se redesenha em diferentes esferas — da sucessão presidencial ao Senado Federal.

CENÁRIO NACIONAL: NOVA CONFIGURAÇÃO SEM BOLSONARO

Com Jair Bolsonaro inelegível até 2030, a direita brasileira busca nomes que possam herdar sua base e manter o campo conservador competitivo. Três pré-candidatos despontam com força:

Na direita e centro-direita:

  • Ronaldo Caiado (União Brasil)Governador de Goiás, lançou sua pré-candidatura à Presidência e busca unir centro-direita, evangélicos e agronegócio.

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos)Governador de São Paulo, ex-ministro de Bolsonaro, é o nome preferido do bolsonarismo raiz, embora evite confirmar sua candidatura.

  • Romeu Zema (Novo)Governador de Minas, aposta no discurso técnico e liberal, e tenta ampliar sua visibilidade fora do eixo mineiro.

Na esquerda:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita disputar a reeleição, mas aliados ventilam alternativas como Fernando Haddad e Simone Tebet, caso ele opte por não concorrer.

 TOCANTINS: DEFINIÇÕES COMEÇAM A TOMAR FORMA

Com a reeleição exercida, Wanderlei Barbosa (Republicanos) não poderá disputar um novo mandato ao governo em 2026. Isso o posiciona como nome forte para o Senado, onde lidera pesquisas com 31,8% das intenções de voto.

Corrida ao Governo do Estado – principais nomes:

  • Professora Dorinha (União Brasil)Senadora com grande capital político na área da educação e forte presença em Brasília. É próxima do governador Ronaldo Caiado, o que pode fortalecer alianças interestaduais.

  • Eduardo Gomes (PL)Atual vice-presidente do Senado Federal, Gomes declarou que buscará a reeleição, mas permanece como nome de peso em qualquer composição majoritária. Articulado, tem base evangélica e influência direta no governo federal.

  • Vilmar Rocha (PSD)Um dos mais experientes articuladores da política tocantinense. Pode surgir como nome alternativo em eventual composição de centro.

Senado Federal – dois nomes serão eleitos:

  • Wanderlei Barbosa (Republicanos)Fora da disputa pelo Executivo, entra como favorito ao Senado com forte apoio popular e ampla base municipalista.

  • Irajá (PSD)Senador em mandato. Aparece com 17,8% nas pesquisas e tenta manter espaço com apoio de lideranças regionais.

  • Alexandre Guimarães (MDB)Deputado federal. Cresce em menções espontâneas e tem 16,1% das intenções de voto.

  • Vicentinho Júnior (PP)Também deputado federal, aposta nas redes sociais e na presença em eventos regionais para alavancar sua campanha. Tem 15,6% das intenções, segundo levantamento recente.

 ALIANÇAS E TENDÊNCIAS

A construção de alianças será crucial até a janela de filiação de 2026. O Tocantins, com perfil municipalista, tende a definir grande parte de seu quadro político com base na força de prefeitos e vereadores.

No plano nacional, a direita deve tentar evitar pulverização no primeiro turno, enquanto a esquerda buscará manter a frente lulista unida. Caiado e Tarcísio podem disputar o mesmo eleitorado, e suas decisões podem reverberar diretamente nos estados aliados.


🧭 CONCLUSÃO

O tabuleiro político está em movimento. Enquanto nomes se testam e alianças ganham corpo, eleitores atentos percebem a antecipação da disputa. No Tocantins, a impossibilidade de reeleição de Wanderlei Barbosa acelera a reorganização da base governista. E no Brasil, a ausência de Bolsonaro cria um vácuo que todos os presidenciáveis tentam ocupar com narrativa, carisma e estrutura.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves: um direito que faz a diferença

Dr. Kloves Herrera, da Fraz Advocacia, explica sobre os direitos à isenção do IR O câncer colorretal é uma dos...

Eduardo do Dertins ganha espaço e articula recondução de Ivanilson Maranhão ao RURALTINS Regional de Colinas com apoio de Wanderlei Barbosa e Amélio Cayres

A força política de Eduardo do Dertins avança em Colinas do Tocantins. Após articulação com o Palácio Araguaia e...

“Exclusivo: ‘Jesus ainda para por você’, afirma Pastora Mônica Rocha em mensagem de fé e esperança”

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- Em meio a um mundo em que tantas pessoas se sentem ignoradas, sozinhas e...

Bastidores em alta: de Zezé a Marcelo Martins, o que movimentou a semana

ENFIM, NOIVOS! Felipe Araújo emocionou os fãs ao pedir a mão da namorada, Lara Pradon, em casamento — e o...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

5 destinos incríveis no Tocantins para viagens curtas e memoráveis

De dunas douradas a praias de rio, estado oferece opções para todos os perfis de viajantes. Veja dicas de...

Porto Nacional lança projeto “Nenhuma Faltando” para fortalecer rede de proteção às mulheres

Iniciativa da Prefeitura busca mapear e estruturar atendimentos em todo o município, incluindo zona rural e distritos. Ação reúne...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img