Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Tempestade solar recente não causará grandes impactos tecnológicos, diz especialista

Recentemente, o Sol emitiu uma quantidade significativa de partículas em direção à Terra através de uma Injeção de Massa Coronal (EMC). Embora fenômenos dessa natureza possam gerar preocupações, o especialista Alexsandro Mota, diretor da Associação Brasileira de Observação de Meteoros (Brabham), afirma que a atual tempestade não deve causar grandes transtornos tecnológicos ou interrupções de serviços essenciais, como a energia elétrica ou a internet.

 Impactos limitados

De acordo com Mota, as tempestades solares podem causar distúrbios tecnológicos, como quedas de energia ou interrupções em satélites, mas não há motivo para alarde neste momento.

“Apesar de ter sido uma tempestade de nível elevado, não precisamos nos preocupar com essa em específico. Ela não terá força suficiente para provocar quedas no serviço de internet ou energia”, afirmou.

O especialista explicou que os satélites, por estarem mais expostos ao espaço, podem sentir os efeitos dessas partículas carregadas, principalmente elétrons e prótons, que ao interagirem com a atmosfera da Terra, causam fenômenos visíveis, como as auroras nos polos.

“Esses efeitos atmosféricos visíveis são o maior impacto que teremos dessa tempestade”, disse Mota.

Sem risco para infraestrutura de energia

Mota destacou que, apesar das tempestades solares de grande magnitude terem o potencial de causar apagões e desestabilizar redes elétricas, este não será o caso da tempestade atual.

“A energia elétrica não será afetada. O fenômeno não tem força suficiente para causar quedas de energia global ou local. Pode acontecer em algum momento da história, mas não será agora”, afirmou.

A tempestade solar também não afetará a internet terrestre, seja via fibra óptica ou outros serviços baseados no solo.

“Os serviços que temos em terra, como a internet via fibra óptica, não serão impactados”, completou Mota.

Fenômenos visíveis nos extremos do planeta

O efeito mais visível da tempestade solar será observado nos extremos do planeta, onde ocorrem as auroras. Esses fenômenos luminosos acontecem quando as partículas solares carregadas interagem com os átomos da atmosfera terrestre, causando ionização e a emissão de luzes coloridas.

Ainda assim, Mota reforça que a tempestade solar não será capaz de causar interrupções nos serviços de energia global, nem prejudicar significativamente a infraestrutura de comunicação terrestre.

O fenômeno observado recentemente é uma tempestade solar forte, mas não ameaça a infraestrutura de energia e comunicação terrestre.

“No geral, não é algo que vá causar problemas de grandes proporções”, conclui o especialista Alexsandro Mota.

A presença de auroras nos polos, causadas pela interação das partículas solares com a atmosfera, será o principal efeito visível da atual tempestade solar, um espetáculo que pode ser observado nas regiões mais ao norte e ao sul do planeta.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Adolescentes de 14 e 15 anos são apreendidos após assalto a mercado em Colinas; PM recupera parte dos itens roubados

Ação criminosa no Setor Araguaia II termina com os dois jovens confessando o roubo; simulacro e moto usados no...

STF mantém prisão preventiva de Eduardo Siqueira Campos e nega pedido de conversão para regime domiciliar

Decisão do ministro Cristiano Zanin representa mais um revés jurídico para o prefeito afastado de Palmas, preso desde 27...

EXCLUSIVO | “Harry Potter do arrocha”: cantor baiano viraliza nas redes por semelhança com Daniel Radcliffe e transforma aparência em estratégia de sucesso

Com óculos redondos, cabelo desgrenhado e estilo despojado, Enzo PegadaX virou sensação no TikTok por lembrar o bruxo mais...

Streaming e cinema aquecem férias de julho com estreias aguardadas e sucesso de “F1 – O Filme”

Plataformas como Netflix, Disney+ e HBO Max apostam em sequências e blockbusters. Nos cinemas, F1 leva público às salas...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Ozempic e similares: canetas para emagrecer são seguras? E servem mesmo para aumento peniano?

specialistas alertam para o uso indevido de semaglutida e liraglutida, substâncias que viraram febre nas redes sociais, mas cujo...

Gaguim amplia agenda legislativa com foco em proteção social, sustentabilidade e direitos do consumidor

Deputado do Tocantins atua em comissões estratégicas da Câmara e acompanha propostas com impacto direto na vida de famílias...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img