Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 8, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 8, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Espetáculo celeste: chuva de meteoros supera expectativas e ilumina o céu pelo terceiro dia seguido

A chuva de meteoros Eta Aquáridas, associada aos fragmentos do cometa Halley, voltou a iluminar o céu brasileiro pela terceira noite consecutiva com intensidade acima do previsto. O fenômeno, que atinge seu pico no início de maio, superou as estimativas de visibilidade neste ano e encantou observadores em diversas regiões do país.

Entre as madrugadas de segunda (5) e quarta-feira (7), moradores de cidades do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e até o interior paulista relataram a observação de dezenas de meteoros por hora, em condições consideradas ideais: céu limpo, baixa poluição luminosa e ausência de nuvens.

Céu limpo e posição da Terra favoreceram o fenômeno

A Eta Aquáridas ocorre anualmente entre 19 de abril e 28 de maio, com pico de atividade geralmente entre os dias 5 e 6 de maio. No entanto, segundo o astrônomo Renato Poltronieri, este ano a chuva apresentou uma persistência atípica, mantendo atividade intensa por mais noites consecutivas do que o habitual.

A janela de visibilidade foi estendida por uma combinação de fatores astronômicos e atmosféricos. Tivemos noites com pouca umidade e baixa cobertura de nuvens, o que favoreceu registros espetaculares em todo o Brasil Central e parte do Nordeste”, explicou Poltronieri.

Chuva de meteoros tem origem no cometa Halley

Os meteoros observados durante a Eta Aquáridas são, na verdade, fragmentos deixados pelo cometa Halley, que cruzou o sistema solar em sua última visita em 1986. A Terra passa anualmente por essa trilha de detritos, que se desintegram ao entrar na atmosfera a cerca de 66 km/s, produzindo os rastros luminosos no céu.

Embora o Halley volte a ser visível da Terra em 2061, sua “herança” é celebrada todos os anos por entusiastas da astronomia.

Registros crescem nas redes e encantam observadores

A movimentação nas redes sociais foi intensa nas últimas 48 horas. Vídeos e fotos de meteoros riscando o céu viralizaram com as hashtags #EtaAquaridas, #ChuvaDeMeteoros e #EspetáculoCeleste. Em grupos de astronomia amadora, observadores relataram de 20 a 40 meteoros por hora em locais afastados dos grandes centros urbanos.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Sobre autorresponsabilidade

Por Débora Máximo   Uma das coisas mais potentes que venho aprendendo na Psicologia, tanto nos estudos quanto na vida, é...

Conrado Lima: o desafio de lidar com clientes de grandes fortunas

"Segurança e sigilo são prioridades", diz o sócio fundador e CEO da Care Multi-Family Office, hoje com cerca de...

Gkay no Rio: a opção pelo requinte do Laghetto Lifestyle Collection

Influenciadora Gkay escolhe o hotel sempre que tem compromissos na cidade   O conforto e atendimento de excelência em hotelaria falam...

Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio

 Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio - Na noite de encerramento...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Comendador e Jornalista Billy: Embaixador da Comunicação Premia Talentos pelo Mundo

O Comendador e jornalista Billy, reconhecido como Embaixador da Comunicação, vem se destacando internacionalmente por seu trabalho em homenagear...

Filme “Fica Comigo” é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

 Filme "Fica Comigo" é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e promove debate sobre saúde mental...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img