Gestor de Cristalândia foi empossado em cerimônia prestigiada por autoridades estaduais e federais; Diogo Borges deixa o cargo e será secretário da Região Metropolitana de Palmas
O prefeito de Cristalândia, Big Jow, foi empossado presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio 2025/2026, nesta sexta-feira (16), durante cerimônia lotada no auditório da entidade, em Palmas. Ele substitui o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que conclui seu mandato à frente da associação e foi homenageado com uma placa de reconhecimento pelo trabalho municipalista.
Em seu discurso de posse, Big Jow destacou a importância da união entre os gestores municipais e fez um apelo por maior sensibilidade por parte dos órgãos de controle e fiscalização. “A ATM se manterá forte com a união dos prefeitos e prefeitas. Precisamos estar juntos, de mãos dadas, em defesa dos municípios. Faremos todo o possível para fortalecer nossa entidade, mantendo sua independência, mas estabelecendo parcerias para alavancar políticas públicas de desenvolvimento local”, afirmou.
Ele também pediu um olhar mais humano sobre as contas públicas. “Que aqueles que julgam os ordenadores de despesa considerem que ali está um pai, uma mãe de família, que pode ser penalizado mesmo tentando agir com zelo e retidão na gestão”, acrescentou.
Big Jow será o 14º prefeito a comandar a ATM desde a fundação da entidade. A nova diretoria inclui Joaquim Pinheiro (Pedro Afonso) e Lucilene Brito (Buriti do Tocantins) como vice-presidentes; Paulo Roberto (Taguatinga) e Aparecida (Itacajá) como diretores administrativos; e Joel Rufino (Rio dos Bois) e Luiz Felipe de Miranda (Brasilândia do Tocantins) na diretoria financeira. Além disso, 16 prefeitos compõem os conselhos Deliberativo e Fiscal, entre titulares e suplentes.
A solenidade contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do vice-governador, Laurez Moreira; da senadora Dorinha Seabra; dos deputados federais Alexandre Guimarães, Carlos Gaguim e Vicentinho Júnior; do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres; e dos deputados estaduais Eduardo do Dertins, Gipão, Janad Valcari, Jair Farias, Luciano Oliveira e Nilton Franco. O Tribunal de Contas do Estado foi representado pelo conselheiro Manoel Pires.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recém-filiado à ATM, participou da solenidade e entregou aos presidentes Big Jow e Diogo Borges um quadro do ex-governador Siqueira Campos. Na ocasião, também anunciou Borges como novo secretário municipal extraordinário da Região Metropolitana de Palmas. A nomeação reforça os planos de Diogo Borges, que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.
A cerimônia também reuniu lideranças de fora do estado, como Julvan Lacerda, da Associação Mineira de Municípios (AMM), representando o presidente da entidade, Luís Eduardo Falcão Ferreira (prefeito de Patos de Minas), além dos ex-presidentes da ATM, Jairo Mariano e Manoel Silvino.
Com forte apoio político e promessas de articulação institucional, a nova gestão da ATM inicia com discurso voltado à coesão municipalista e à busca por mais justiça na fiscalização das gestões públicas.
Link para compartilhar: