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Senador Eduardo Gomes defende traçado original da FIOL em reunião com ministro dos Transportes

Em audiência realizada nesta terça-feira, 11, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente do PL Tocanitns, senador Eduardo Gomes, reafirmou a importância da manutenção do traçado original da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), garantindo sua passagem pelo município de Figueirópolis, no Tocantins. O encontro contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, da bancada federal, do prefeito de Figueirópolis, José Fontoura, e do seu vice, Fernando Fernandes.

Durante a reunião, Eduardo Gomes destacou que a ferrovia é um eixo estratégico para o desenvolvimento do estado, promovendo a logística de escoamento da produção agropecuária e impulsionando a economia local. “Estamos firmes na defesa dos interesses do Tocantins e da infraestrutura que fortalece nosso estado. A permanência do traçado da FIOL passando por Figueirópolis é fundamental para garantir os investimentos e a geração de empregos na região”, afirmou.

O governador Wanderlei Barbosa também ressaltou a relevância da ferrovia para a economia tocantinense e reforçou o compromisso do Estado em articular junto ao governo federal para garantir que o traçado original seja mantido. “A Fiol é estratégica para o desenvolvimento econômico do nosso estado, garantindo um corredor de exportação eficiente para grãos e minérios rumo ao Porto de Ilhéus/BA. Não podemos aceitar que o Tocantins fique de fora desse projeto fundamental”, destacou.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste é um dos projetos mais importantes da malha ferroviária nacional, ligando áreas produtoras do interior do Brasil aos principais portos de exportação. O possível desvio do traçado original tem preocupado autoridades e representantes do agronegócio tocantinense, que veem na ferrovia uma oportunidade de fortalecer a infraestrutura logística do estado. A exclusão de Tocantins do percurso poderia prejudicar significativamente a economia local, dificultando o escoamento da produção agrícola e reduzindo as perspectivas de crescimento para municípios como Figueirópolis, que dependem da ferrovia para impulsionar seu desenvolvimento.

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