No cenário nacional, foco é crescimento econômico; já no estado, governador e Assembleia priorizam investimentos regionais e políticas públicas essenciais
Brasília e Palmas, 16/05/2025 — Em meio às discussões no Congresso Nacional sobre reformas tributárias e novas medidas econômicas voltadas para o estímulo do crescimento do país, o governo do Tocantins mantém sua agenda focada em infraestrutura, educação e segurança pública.
No âmbito federal, deputados e senadores discutem ajustes no sistema tributário que prometem desburocratizar a arrecadação e dar maior previsibilidade fiscal às empresas. Também estão em pauta programas de incentivo à reindustrialização e à geração de empregos, que devem impactar diretamente estados com potencial produtivo crescente, como o Tocantins.
Tocantins amplia investimentos
No plano estadual, o governador Wanderlei Barbosa anunciou nesta semana novos investimentos em infraestrutura viária e na ampliação da rede estadual de ensino, com foco na interiorização das políticas públicas e na modernização das estruturas existentes.
“O desenvolvimento sustentável passa pela melhoria das estradas, pelo fortalecimento da educação e pela valorização das pessoas. Estamos trabalhando para garantir isso em todas as regiões do estado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Assembleia discute saúde e segurança
Na Assembleia Legislativa do Tocantins, parlamentares seguem debatendo projetos de impacto regional, com destaque para propostas que envolvem:
-
Expansão do atendimento na rede pública de saúde, especialmente em municípios do interior;
-
Adoção de novas medidas de segurança comunitária, como a instalação de bases integradas e ampliação de efetivos;
-
Planos de desenvolvimento regional com estímulo ao empreendedorismo e à agricultura familiar.
A convergência entre ações federais e estaduais pode favorecer a atração de recursos e acelerar a execução de políticas que atendam às necessidades da população tocantinense.
Link para compartilhar: