A Prefeitura de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o ano de 2025 participando da 11ª edição da campanha “Janeiro Branco”, que traz o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. O objetivo deste ano é ressaltar a importância de ações consistentes e duradouras para o bem-estar psicológico, incentivando a adoção de práticas que promovam um estilo de vida equilibrado e saudável, sem recorrer a soluções pontuais e temporárias. O evento aconteceu no último mês de janeiro de 2025.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ADII Pingo de Luz e ADIII desempenharam papel essencial na promoção de uma série de ações inovadoras e educativas, com o intuito de sensibilizar a população sobre a saúde mental. Durante o mês de janeiro, as equipes dos CAPS realizaram atividades que não apenas alcançaram as famílias atendidas, mas também alertaram a sociedade sobre a importância de estarmos atentos àqueles ao nosso redor, muitas vezes precisando de apoio psicológico.
O CAPS ADII Pingo de Luz se destacou com sua participação em programas das rádios HITs RM 102,5 e Líder FM 96,1, onde o tema da saúde mental foi amplamente discutido. Durante essas oportunidades, o Dr. Leonardo Pinheiro ministrou palestras esclarecedoras sobre o tema, destacando a importância dos cuidados com a saúde mental. O assunto também foi abordado em encontros com profissionais da educação da Superintendência Regional de Ensino. E ainda. em uma ação realizada na Unidade de Saúde São Cristóvão, no Setor Santo Antônio. As iniciativas, que contaram com o apoio da equipe do CAPS e do Diretor Deusiran Rodrigues, obtiveram resultados positivos e grande engajamento do público, reforçando a relevância do tema na comunidade.
De acordo com a notícia publicada no site o CAPS ADIII promoveu uma série de encontros e atividades especiais, como atividades lúdicas, oficinas criativas, ações voluntárias, café com psicólogo, oficinas de artesanato, música e dança, além da distribuição de panfletos com orientações sobre como cuidar da saúde mental. A coordenadora do CAPS ADIII, Valéria Oliveira, e sua equipe destacaram que as ações do Janeiro Branco são fundamentais para a conscientização e o cuidado emocional da população. Elas também informaram sobre a rede psicossocial do município e o acolhimento oferecido aos pacientes, enfatizando a importância de fortalecer o protagonismo de pessoas que, muitas vezes, enfrentam estigmas e preconceitos na sociedade.
Entre as atividades promovidas, destacaram-se o “Café com o Psicólogo”, que ofereceu sessões informais de conversa sobre saúde mental, e as oficinas de criatividade, que incentivaram a expressão artística como forma terapêutica. Também foram realizadas aulas de bem-estar ao ar livre, com momento motivacional voltado aos servidores com a participação do Instituto Apoio e o “1º The Voice CAPS ADIII”, uma atividade que inspirou a expressão artística e a conscientização sobre a saúde mental.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou seu compromisso com a promoção do bem-estar mental e reforça a importância de cultivar uma sociedade mais saudável e equilibrada, onde a saúde mental seja tratada com a mesma relevância da saúde física. Por meio dessas ações, os CAPS ADII e ADIII desempenharam um papel significativo na campanha “Janeiro Branco”, oferecendo suporte, prevenção e sensibilização à população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A campanha foi encerrada com grande sucesso, deixando um legado de conscientização e acolhimento para a comunidade. (Com infomações do site da prefeitura)
Link para compartilhar: