Em encontro realizado nesta terça-feira, 4, a Mineratins, em parceria com a Agência Nacional de Mineração – ANM e o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM, avançou nas diretrizes do Diagnóstico Geoeconômico do Tocantins. Os objetivos da reunião foram atribuir responsabilidades às partes envolvidas e consolidar informações fundamentais para a execução do estudo, que tem como foco identificar as vocações minerais do Estado e promover seu desenvolvimento econômico.
A reunião contou com a presença da presidente da Mineratins, Lina Ester Barbosa; da diretora técnica, Caroline Dourado; da diretora de Administração e Finanças, Fabrízia Soares; e das geólogas Sarah Macedo e Gabriela Soares. A ANM foi representada por Gean Frank Faustino da Silva, gerente regional no Tocantins. Pelo SGB/CPRM, participaram Marcelo Ferreira, chefe do Núcleo em Palmas; Ruben Sardou Filho, chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória – DIEMGE;Gustavo Alexandre Filho, coordenador técnico da DIEMGE; e Maísa Bastos Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais.
Durante o encontro, foi confirmada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Mineratins e o SGB, com previsão de ocorrer ainda nesta semana. A parceria representa um marco importante para o avanço do setor mineral no Tocantins. O SGB tem sido crucial na condução de Estudos Geoeconômicos Estad
O Diagnóstico Geoeconômico do Tocantins integrará dados geocientíficos e econômicos, através de bases de dados existentes para melhorar a identificação das oportunidades relacionadas ao uso dos bens minerais, priorizando aquelas com maior potencial para impulsionar o desenvolvimento regional de maneira sustentável e competitiva.
Conforme o Mineratins os objetivos específicos, destacam-se: diagnosticar vocações e potenciais de cadeias produtivas mineroindustriais n
Com o esforço conjunto da Mineratins, SGB e ANM, a expectativa é que o Tocantins se torne uma referência nacional na economia mineral, promovendo o uso sustentável dos recursos geológicos e impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado.
Link para compartilhar: