De Olho na Política: Reajuste para profissionais da saúde, Uso de celulares nas escolas são limitados, Agra com a mão na massa, Gleidson Bueno de olho em 2028, Girassóis de Siqueira e Eduardo, Advogado desponta na advocacia e é visto com bons olhos para 2026
O De Olho na Política traz nessa terça-feira 14 de janeiro de 2025, bastidores do mundo a política nacional e tocantinense, confira:
Fesserto e Sinfito protocolam solicitação de reajuste nos valores da remuneração de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais contratados no Estado
O presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto), Carlos Augusto Melo – Carlão, e o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Tocantins (Sinfito/TO), Raphael Cota Couto, solicitaram ao Governo do Estado solução à discrepância salarial e de carga horária que existe entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais efetivos e aqueles profissionais que são contratados, porém exercem a mesma função.
O pedido foi protocolado junto ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, nesta sexta-feira, 10. O pedido foi protocolado por meio de oficio.
“O salário atual dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais contratados pelo estado do Tocantins atualmente é R$ 3071,00, valor congelado a mais de 10 anos, que hoje corresponde a cerca de aproximadamente 2 salários mínimos”, destaca o presidente do Sinfito/TO, Raphael Couto.
A proposta é que seja equiparado o valor para o que é aplicado aos profissionais efetivos da categoria em início de carreira na legislação do funcionalismo público estadual, trata-se do valor da hora de R$ 30,65 e uma carga horária de 135 horas mensais. (Crédito: Cênicas Comunicação).
Ao DT a Secretária de Saúde do Tocantins, informou por meio de nota afirmou que tem valorizado os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual e tem promovido ações para garantir um ambiente de trabalho e remuneração adequada às funções desempenhadas.
A SES-TO destaca que está sempre aberta a dialogar com os profissionais e seus respectivos representantes e todas as reinvindicações são acolhidas e dadas as devidas providências, em observância à dotação orçamentária e leis vigentes.
Sancionada lei que limita o uso de celulares nas escolas brasileiras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos. A medida visa proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
“Essa sanção que eu vou fazer significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e dos adolescentes deste país. Isso aqui foi um ato de coragem, de cidadania e um ato de respeito ao futuro deste país. Portanto, é com muito orgulho que eu vou sancionar a lei”, disse Lula por meio da Secretária da Comunicação. (Crédito: Ricardo Stuckert / PR).
Com a mão na massa: Agra já mostra desempenho em sua nova função
O presidente da Casa de Leis, foi flagrado recentemente verificando no telhado do parlamento como estão as condições do local. A esta coluna só chegou a informação, porém tem se notado que Augusto Agra (União), o mais votado da cidade, chegou chegando com o modis operandi em andamento! (Crédito: Arquivo pessoal).
Guaraí: Gleidson Bueno de olho em 2028 com possível ‘aval’ de Fátima
Com a posse a prefeita de Guaraí, Fátima Coêlho (União Brasil) e do seu vice-prefeito Gleidson Bueno (PL/TO) partido de Eduardo Gomes. Ele que já ocupou vários cargos eletivos na cidade e na esfera estadual, os olhos estão fitos agora em duas coisas: A administração da gestão e 2028. Fontes de Guaraí contaram a coluna que Manoel é um possível nome escolhido pela gestora como seu possível sucessor nas próximas eleições municipais, vale ressaltar por seu trabalho prestado a comunidade Guaraiense e também como será o andamento dos dois nessa gestão. O que resta é aguardar! (Foto: Prefeitura de Guaraí)
Girassóis de Siqueira no passado vivendo no presente de Eduardo
O Girassol é uma planta originária da América do Norte onde era cultivado tradicionalmente pelos índios para a sua alimentação. Chegou à Europa em meados do século XVI, sendo inicialmente cultivado como planta ornamental. O óleo da semente de girassol começou a ser consumido na Europa, no século XVIII. E chegou ao Brasil, por meio de colonizadores europeus e se instalou na região sul do nosso país. Contudo, no Tocantins veio pelas mãos do saudoso, Governador José Wilson Siqueira Campos in memoriam, e transformou a planta como símbolo de nosso Estado. A semeadura de Siqueira deu origem a planta na cidade de Palmas e por todo o Tocantins, e aí onde nasce a história de Eduardo Siqueira Campos que foi prefeito de Palmas, deputado, estadual, federal e Senador da República e hoje é atualmente prefeito e em suas redes sociais desde a campanha tem usado o símbolo e atualmente também mostrando que a história do passado, pode refletir sim no presente e no futuro. Eduardo recentemente foi agraciado com o prêmio Doutor Honoris Causa da PM do TO e no Diário Oficial do Município desta última segunda-feira 13 de janeiro de 2025, trouxe com sua autorização a autorização para a concessão do serviço público de transporte a passageiros a particular por meio de concorrência pública.
Rafael Miranda desponta na advocacia e pode ser uma alternativa na Aleto
O advogado Rafael Miranda, vem trabalhando arduamente na advocacia eleitoral e em outros âmbitos do direito, contudo com o que seu conhecimento vaso, off contam que pode ser um nome de peso para as eleições de 2024 para uma vaga na Aleto. Ele é do MDB e sobrinho do ex-governador Marcelo Miranda. Forte nome para representar a juventude tocantinense.
Link para compartilhar: