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Subordinação por algoritmo”: advogado explica riscos da uberização do trabalho no Brasil

No Direto ao Ponto, Rodrigo do Vale alerta que o modelo de plataformas digitais precariza direitos e pode esconder vínculos empregatícios sob aparência de autonomia.

Em tempos de economia digital acelerada, aplicativos como Uber, 99, iFood e outros redefiniram o mercado de trabalho urbano no Brasil. Mas esse novo modelo, muitas vezes chamado de “uberização”, tem sido alvo de intensos debates jurídicos, sociais e políticos. Para o advogado Rodrigo do Vale Almeida, especialista em Direito do Trabalho, essa transformação representa um risco real de precarização das relações de emprego.

No quadro Direto ao Ponto, Rodrigo alerta: “A subordinação hoje não é mais apenas contratual, como previa a CLT da década de 1940. Ela é algorítmica, executada por softwares que controlam ritmo, remuneração e desempenho dos trabalhadores.” Essa lógica, segundo ele, faz com que entregadores e motoristas estejam inseridos num modelo que simula autonomia, mas na prática, reproduz elementos clássicos de vínculo empregatício.

Uma nova forma de subordinação

A discussão gira em torno do reconhecimento — ou não — de vínculo empregatício entre plataformas e trabalhadores. Rodrigo explica que a jurisprudência trabalhista analisa quatro critérios para isso: pessoalidade, habitualidade, onerosidade e subordinação. “Mesmo que seja um algoritmo que comande, se esses quatro requisitos estiverem presentes, muitos tribunais estão reconhecendo o vínculo”, diz.

Contudo, ele destaca que o tema ainda está longe de um consenso. “Para alguns juízes e tribunais, o vínculo é evidente. Para outros, é uma relação meramente autônoma. Tudo depende do caso concreto, da produção de provas e, inclusive, da interpretação de cada turma julgadora.”

Impacto social e insegurança jurídica

A falta de regulamentação clara faz com que milhões de trabalhadores fiquem desassistidos em situações críticas. Sem acesso a direitos como férias, 13º salário, FGTS ou proteção previdenciária, motoristas e entregadores se veem desamparados, especialmente em casos de acidente ou incapacidade.

É uma relação de trabalho velada, escondida sob uma narrativa de empreendedorismo individual”, aponta Rodrigo. Para ele, o caminho mais eficaz seria uma revisão legislativa, que reconheça as especificidades da economia digital e garanta proteção mínima a esses profissionais.

Debate deve avançar no Congresso e no STF

A polêmica chegou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas o entendimento segue fragmentado. No Congresso Nacional, tramitam propostas de leis que buscam criar um “meio termo” — um novo tipo de contrato que una flexibilidade com proteção social. Enquanto isso, a incerteza jurídica segue abrindo margem para decisões divergentes e para a continuidade da precarização.

Rodrigo finaliza: “É preciso evoluir a norma para a realidade dos tempos. Enquanto isso não acontece, milhares de trabalhadores seguem vulneráveis, mesmo movimentando um dos setores mais dinâmicos da economia.”

📲 O vídeo completo com a análise do advogado Rodrigo do Vale pode ser assistido no quadro Direto ao Ponto. Marque um amigo que trabalha por app e precisa entender seus direitos.

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