Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Campanha da Fraternidade 2025: Igreja destaca urgência da conversão ecológica

A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade (CF), com o objetivo de chamar a atenção para uma questão social que necessita de reflexão e mudança. Em 2025, a temática gira em torno da ecologia integral, abordando a relação entre meio ambiente, sociedade e espiritualidade. O tema escolhido é “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema, inspirado no Gênesis, é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A inspiração para essa escolha está ligada às reflexões do Papa Francisco sobre a necessidade de uma conversão ecológica. A campanha também está conectada a importantes marcos ambientais e eclesiais, como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, a recente Exortação Apostólica Laudate Deum, a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a futura realização da COP 30 em Belém (PA), primeira Conferência do Clima da ONU na Amazônia.

A urgência da conversão ecológicaSegundo a CNBB, a campanha busca promover, em espírito quaresmal, uma reflexão profunda sobre a crise socioambiental. Em sua mensagem oficial, a entidade reforça que o planeta vive um momento crítico e que as consequências da degradação ambiental já são evidentes nas catástrofes climáticas pelo mundo. O texto oficial destaca:

“Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos um colapso planetário. Já experimentamos seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam nosso país.”

A CNBB enfatiza a necessidade de romper com a lógica extrativista, que enxerga a Terra como um reservatório inesgotável de recursos, e substituí-la por uma cultura do cuidado, promovendo uma relação mais sustentável com a natureza.

O apoio do Papa FranciscoComo ocorre anualmente, o Papa Francisco enviou uma mensagem especial para a Campanha da Fraternidade 2025. O texto, datado de 11 de fevereiro de 2025, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, reforça a preocupação do pontífice com as questões ambientais. Em diversos momentos de seu pontificado, o Papa tem alertado para a urgência de a humanidade rever seu modelo de desenvolvimento e adotar atitudes mais sustentáveis.

A Campanha da Fraternidade 2025 reforça essa missão e propõe uma reflexão coletiva sobre os impactos ambientais da sociedade contemporânea. A Igreja no Brasil, por meio dessa iniciativa, busca sensibilizar fiéis e toda a sociedade para a necessidade de uma conversão ecológica, em que a preservação ambiental esteja integrada à vivência da fé e ao compromisso com o bem comum.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Sobre autorresponsabilidade

Por Débora Máximo   Uma das coisas mais potentes que venho aprendendo na Psicologia, tanto nos estudos quanto na vida, é...

Conrado Lima: o desafio de lidar com clientes de grandes fortunas

"Segurança e sigilo são prioridades", diz o sócio fundador e CEO da Care Multi-Family Office, hoje com cerca de...

Gkay no Rio: a opção pelo requinte do Laghetto Lifestyle Collection

Influenciadora Gkay escolhe o hotel sempre que tem compromissos na cidade   O conforto e atendimento de excelência em hotelaria falam...

Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio

 Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio - Na noite de encerramento...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Comendador e Jornalista Billy: Embaixador da Comunicação Premia Talentos pelo Mundo

O Comendador e jornalista Billy, reconhecido como Embaixador da Comunicação, vem se destacando internacionalmente por seu trabalho em homenagear...

Filme “Fica Comigo” é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

 Filme "Fica Comigo" é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e promove debate sobre saúde mental...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img