Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 17, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sábado 17, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

BR-153: Pedágios no Tocantins já operam com novos valores

A partir desta quinta-feira, 3 de outubro, os pedágios ao longo da BR-153, no Tocantins, já estão operando com novos valores, conforme determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O reajuste, que foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (30), segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como base para a atualização das tarifas.

As novas tarifas variam de acordo com a categoria de veículo e a praça de pedágio, conforme definido no contrato de concessão. A rodovia BR-153, uma das principais ligações entre o Centro-Sul e o Meio-Norte do país, faz parte do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, que inclui também as BRs-414 e 080. O sistema é operado pela Ecovias do Araguaia, que administra a concessão sob fiscalização da ANTT.

Novos valores de pedágio na BR-153
Os valores praticados nas praças de pedágio da BR-153 no Tocantins para veículos de passeio e pesados seguem a seguinte tabela:

| Categoria de Veículo | Eixos | Valor P1 (R$) | Valor P2 (R$) |
| Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | 9,30 | 12,20 |
| Caminhão leve, ônibus e furgão | 2 | 18,60 | 24,40 |
| Automóvel/caminhonete com semirreboque| 3 | 13,95 | 18,30 |
| Caminhão com reboque e semirreboque | 4 | 37,20 | 48,80 |

Investimentos e melhorias na BR-153

Além do reajuste, importantes obras de duplicação e infraestrutura vêm sendo realizadas ao longo da BR-153. Recentemente, 8 km de rodovia foram duplicados no trecho urbano de Gurupi, beneficiando mais de 9 mil veículos que trafegam diariamente pela região. As obras incluíram ainda a construção de uma nova ponte e três retornos, melhorando a segurança e o fluxo de veículos.

Até o final de 2031, o contrato de concessão prevê a duplicação de 622 quilômetros de rodovias, dos quais 57% estarão concluídos até esse prazo. Para o estado do Tocantins, a expectativa é de que as duplicações e melhorias continuem avançando, facilitando o escoamento da produção local e gerando novas oportunidades para o desenvolvimento econômico da região.

Importância da BR-153

A BR-153 desempenha um papel estratégico no transporte rodoviário brasileiro, conectando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com as melhorias previstas no contrato de concessão, a rodovia continuará sendo um importante corredor de transporte para o agronegócio e para o turismo, além de oferecer mais segurança e infraestrutura moderna para os usuários.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Controladoria Jurídica: a revolução silenciosa que está transformando a advocacia no Brasil

Área mostra como a gestão estratégica de processos pode garantir segurança, eficiência e produtividade aos escritórios de advocacia  Pouco conhecida...

Quando o sertanejo vira espetáculo: surpresas, reencontros e emoção na primeira noite da Pecuária de Goiânia

📍 Surpresa no palco: Gusttavo Lima emociona ao cantar com Amado Batista A primeira noite da Pecuária de Goiânia 2025...

De Olho na politica: Obras em risco no HGA, aposta na indignação e susto náutico no Lago de Palmas

Obras travadas Em Araguaína, a construção do Hospital Geral (HGA) corre risco de paralisação por falta de repasses à empreiteira...

Bruno emociona plateia em show solo na abertura da Agrotins e recebe Juliano no palco

Apresentação aconteceu após acidente com Marrone e teve participação surpresa do cantor tocantinense da dupla Henrique & Juliano PALMAS (TO)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Foragido é preso após tentar enganar PM com nome falso em Colinas do Tocantins

Suspeito de 22 anos foi localizado minutos após furto e tinha mandado de prisão por roubo Um homem de 22...

FVST ORIGENS resgata a história e a relevância da Fevest em novo projeto documental

Mais do que uma feira de negócios, a Fevest se consolidou, ao longo de mais de três décadas, como...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img