O fim de ano é o melhor momento para trocar de carro, e quem quer garantir um bom preço de revenda deve estar atento a alguns detalhes cruciais para valorizar seu automóvel atual. O mercado está aquecido, propício a bons negócios: em outubro deste ano, o setor automotivo registrou a venda de 452,8 mil unidades em todo o Brasil, um crescimento de 9,6% em relação a setembro.
Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A Fenauto, Federação dos Revendedores de Veículos Usados, aponta também que o número de veículos transferidos em setembro deste ano, em todo o país, aumentou 13,5% em comparação a setembro de 2023. Na corrida para trocar de carro neste fim de ano, quem está com o automóvel atual em dia com a mecânica e a estética tem mais poder de negociação.
Especialista em estética automotiva, o consultor Rafael Gonçalves, da Aqualis Soluções, detalha as vantagens de quem coloca no negócio um veículo em bom estado de conservação. “Quem sabe mesmo comprar carro já olha logo as condições da carroceria, da pintura, dos vidros, do alinhamento dos para-choques, das portas, o estado dos pneus e, claro, da mecânica do veículo. Mas se o carro estiver bonito, com um interior também conservado, cheiroso, as chances do possível comprador se engajar na negociação são infinitamente maiores”, comenta ele.
Segundo Rafael Gonçalves, a demanda nos estúdios de estética automotiva aumenta 30% nesta época do ano com serviços como pintura, polimento, vitrificação, descontaminação da pintura e higienização interna completa, todos eles considerados mais elaborados. “São serviços típicos de quem quer dar aquela valorizada no carro antes de vender para lucrar um pouco mais”, completa o consultor. Ele calcula que esse lucro extra pode variar de 10% a 20%.
O mecânico Sergio Rodrigues dá dicas para chegar na negociação com um carro mecanicamente atraente aos olhos do possível comprador. De acordo com o profissional, o proprietário deve fazer uma revisão geral no motor, checando possíveis vazamentos e o nível dos fluídos, bem como corrigir possíveis falhas e peças quebradas nos sistemas de arrefecimento, freios, injeção de combustível, suspensão, escapamento e parte elétrica, incluindo regulagem dos faróis.
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