A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulgou, nesta quinta-feira (17), uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Palmas, realizada pelo Instituto Veritá. O levantamento entrevistou 1.010 eleitores entre os dias 12 e 16 de outubro. No segundo turno, a disputa está entre Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, e Janad Valcari, do PL.
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores respondem sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, 45,9% declararam voto em Eduardo Siqueira Campos, enquanto 34,3% afirmaram votar em Janad Valcari. Além disso, 18,6% não souberam responder ou não declararam voto, e 1,2% disseram que votariam em branco ou nulo.
Na pesquisa estimulada, com os nomes dos candidatos apresentados, Campos aparece com 50,5% das intenções de voto, e Valcari com 43,2%. Eleitores que votariam em branco ou nulo somam 4,2%, e 2,1% não souberam ou não responderam. Considerando apenas os votos válidos, Eduardo Siqueira Campos tem 53,9%, e Janad Valcari, 46,1%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais, o que indica uma possível vantagem de Campos.
Expectativa de vitória
O levantamento também mediu a expectativa de vitória entre os eleitores. Para 59,8% dos entrevistados, Eduardo Siqueira Campos deve vencer as eleições, enquanto 40,2% acreditam que Janad Valcari será a vencedora.
Definição do voto
Outro ponto analisado foi a firmeza na decisão dos eleitores. A pesquisa mostrou que 80,2% dos eleitores afirmam estar certos de sua escolha e votarão no candidato escolhido no dia da eleição. Já 19,1% dizem que ainda podem mudar de voto, enquanto apenas 0,6% declararam que mudariam facilmente de candidato.
Influência dos apoios políticos
A pesquisa também avaliou o impacto de apoios políticos na decisão dos eleitores. O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é positivo para 21,1% dos eleitores, mas negativo para 35,9%. Para 43%, esse apoio é indiferente. Já o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro tem influência positiva para 38,4%, negativa para 19%, e é indiferente para 42,6% dos entrevistados.
O apoio do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, é positivo para 36,8% dos eleitores, negativo para 13,5%, e indiferente para 49,7%. O apoio da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, é visto como positivo por 33%, negativo por 16,7%, e indiferente por 50,3% dos entrevistados.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi contratada pela FIETO e registrada com o número TO-03481/2024. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O Instituto Veritá, que realizou o levantamento, é considerado um dos maiores do país, tendo conduzido mais de sete mil pesquisas em todo o Brasil, com mais de três milhões de entrevistas realizadas.
A contratação de pesquisas eleitorais pela FIETO faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela entidade há mais de uma década, em parceria com a TV Jovem RecordTV Tocantins, com o objetivo de oferecer informações precisas sobre o cenário eleitoral à comunidade industrial e à sociedade em geral.
Relacionado
Link para compartilhar: