Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Acompanhe atualizações sobre a guerra travada entre o Hamas e Israel; mortes no conflito ultrapassam 10 mil

O grupo radical islâmico Hamas, considerado terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia, bombardeou, em 07 de outubro, Israel, em um ataque terrorista, deixando centenas de mortos.

O ataque foi considerado um dos maiores dos últimos anos. Ao assumir a ofensiva, o Hamas afirmou que seria para o início de uma ação para a tomada de território.

Foram disparados milhares de foguetes de Gaza em direção a Israel. Militantes armados derrubaram as barreiras israelenses de alta tecnologia que cercavam a faixa, iniciando ataques por terra com reféns. Combatentes também entraram em Israel pelo mar.

Mortes 

Atualização – Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, 9.488 palestinos foram mortos no conflito travado entre o Hamas e Israel desde 7 de outubro. Destes, 3.900 são crianças. Os números não foram verificados de maneira independente.

Em Israel, o número de vítimas continua o mesmo: 1,4 mil pessoas. Com isso, o total de vítimas da guerra ultrapassa 10,8 mil.

Resposta de Israel

Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza e desde então tem agido rápido para minimizar os estragos. Na defesa eles contam com um escudo, conhecido como “Domo de Ferro”, um sistema de defesa antimíssil. É esse escudo que tem interceptado os ataques do grupo terrorista. 

Conflito dura mais de 70 anos

A tensão entre Israel e Palestina mistura política e religião, se estende há mais de 70 anos e já deixou milhares de mortos dos dois lados.

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois estados: um judeu e um árabe. Os judeus ficariam com Israel e os palestinos com Gaza e Cisjordânia.

Os árabes não aceitaram o acordo, alegando que ficariam com as terras com menos recursos.

No entanto, em 1948, foi criado o estado de Israel, o que gerou revolta ao lado palestino, resultando na Guerra árabe-israelense de 1948. Gaza foi ocupada pelos egípcios. Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias, Israel toma o território da Cisjordânia e Jerusalém Oriental (onde estão símbolos religiosos importantes para judeus, árabes e cristãos).

O conflito se estendeu com diversos episódios de tensão. Em 1987, ocorreu a primeira Intifada, revolta dos palestinos contra tropas israelenses.

Em 1993, com os Acordos de Oslo foi criada a ANP (Autoridade Nacional Palestina) para assumir a administração política dos territórios palestinos, mas Israel só deixou a região da Faixa de Gaza, em 2005.

Em 2012, a ONU reconheceu a Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia) como um Estado-observador permanente.

Diversas tentativas internacionais para fechar acordos de paz na região fracassaram.

Leia mais | Guerra em Israel: veja as últimas informações sobre o conflito

Leia mais | Acompanhe: Israel convoca número inédito de reservistas para a guerra

Leia mais |  Violência em Terra, Mar e Ar: drama e esforços de resgate envolvendo Tocantinenses; entenda mais sobre a guerra 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Rauana Monteiro lança primeiro EP com regravação de sucesso da banda Limão com Mel

A cantora e compositora Rauana Monteiro lança nesta quinta-feira (03) o seu primeiro EP, intitulado Autêntico – EP1. O...

Novas exonerações devem acontecer na Prefeitura de Palmas: Soro Marques, Ronaldo Dimas e Gabriela Siqueira estão entre os nomes

Fontes ouvidas pelo Diário Tocantinense confirmam que novas exonerações devem ser publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (5), atingindo...

Editorial: Do túmulo à cela: o fim silencioso do legado Siqueira Campos

Dois anos após a morte de seu fundador, Tocantins assiste à derrocada simbólica de sua história política com a...

Tocantins apresenta oportunidades de investimento no estado para equipe internacional

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Fazenda (Sefaz),...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Sebrae fortalece pequenos negócios na ExpoAlmas com orientação técnica, palestras e estímulo ao empreendedorismo no Sudeste do Tocantins

O município de Almas, no Sudeste do Tocantins, se transforma, entre os dias 10 e 12 de julho, no...

Franquia de baixo investimento, Otimiza Licitações retorna para a ABF Expo Franchising como única opção em seu segmento

Única franqueadora do setor de licitações associada à ABF, a Otimiza Licitações oferece modelo de baixo investimento e operação...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img