Ana Hickmann: Do mundo da moda ao empreendedorismo – Uma trajetória de sucesso como apresentadora e empresária

Ana Hickmann, renomada modelo, comunicadora e empresária brasileira, é uma figura que transcende fronteiras e conquista admiradores em diferentes áreas. Desde sua ascensão no mundo da moda até sua consolidação como uma empreendedora de sucesso, Hickmann compartilha sua inspiradora jornada em uma entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense.

Neste diálogo, exclusivo ao DT, ela fala desde os primeiros passos em sua carreira até os desafios enfrentados na conciliação de papéis e a satisfação de ver suas marcas se destacarem. Acompanhe a história dessa mulher determinada, cuja visão e perseverança a levaram ultrapassar barreiras e deixar sua marca no universo da moda e dos negócios.

DT – O nome Ana Hickmann atravessa fronteiras, tanto na moda, quanto como comunicadora de sucesso, mas o lado empreendedora vem desde pequena, certo? Nos conte sobre esse início.

Ana Hickmann: Eu sou movida a desafios e amo o que eu faço. Quando comecei a trabalhar como modelo, eu não conhecia a profissão, mas, quando passei a conhecer e entender no que ela se completava, não só na moda, mas principalmente na área da beleza, eu me descobri. E aí foi nascendo um sonho de criar uma marca. Eu ainda não sabia como isso ia acontecer e foi por meio do licenciamento que descobri o dispositivo para realizar esse sonho.

No início da marca Ana Hickmann, éramos apenas eu e o meu marido. Eu sempre cuidando da parte criativa, visual, publicitária e ele da parte jurídica, burocrática e financeira. Conforme o tempo foi passando, as necessidades aumentaram e trouxemos outras pessoas para a equipe.

Eu mesma fui criando os meus desafios, fui sonhando, tendo vontades e quando completava a primeira missão e conseguia chegar ao objetivo, eu já ia em busca de outros. Primeiro vieram os sapatos, os óculos, até que cheguei ao mercado da beleza, onde hoje eu atuo com skin care, produtos para o cabelo e corpo, maquiagem, além das minhas franquias.

Eu tenho muito orgulho da minha história. Ultrapassar a marca de 20 anos de trajetória é realmente algo fabuloso. Poder olhar para trás e ver tudo aquilo que a gente fez e construiu, com todo o grupo, é muito bom!

DT –  A conciliação como empreendedora e modelo foi um desafio na época?

Ana Hickmann – No início, foi bem corrido, porque quando eu comecei na Record TV, em 2004, eu ainda morava em Nova York. Eu apresentava uma coluna de moda no programa “Tudo a Ver” e muitas vezes, gravava no Brasil, pegava o voo para os EUA, fazia um trabalho como modelo lá e no dia seguinte já voltava para São Paulo. Foi um sacrifício que valeu muito a pena, porque foi assim que, gradativamente, eu migrei minha carreira para a televisão, deixando de lado as passarelas.

Hoje eu continuo com muitos compromissos de trabalho, graças a Deus! E uma coisa que eu descobri com o tempo é que cumprir agenda é fundamental. Com organização, há tempo para trabalhar, criar, desenvolver e também ter meus momentos de descanso e de lazer.

Eu consigo equilibrar isso muito bem. Mantenho o trabalho ao longo da semana para, nos finais de semana, poder descansar, relaxar e preservar horas de qualidade em casa com meu filho e meu marido.

DT –  A experiência como apresentadora proporcionou números extraordinários de audiência e aceitação do público. Como enxerga essa parte da sua profissão?

Ana Hickmann – Ir para a televisão me aproximou muito do público e fez eu me descobrir como apresentadora. Claro que no início foi um desafio, porque tudo era novidade para mim e, apesar de trabalhar com moda a alguns anos, são universos totalmente diferentes. Com a ajuda de pessoas maravilhosas, fui me aprimorando com o tempo e conquistando o meu espaço da emissora e também na casa das pessoas que me assistem. É muito gratificante para mim estar há quase 19 anos na televisão.

DT – Quais projetos estão em andamento e quais foram concretizados? Dentre eles, qual você tem um carinho especial?

Ana Hickmann – Sempre que vocês veem o meu nome vinculado a alguma ação ou produto, é um fato que eu me jogo de cabeça para aquilo acontecer da melhor maneira. Então, eu não consigo dizer qual o mais especial, porque realmente são todos muito importantes para mim.

A minha marca de óculos Ana Hickmann Eyewear já superou 20 anos de história e está presente em mais de 50 países. Uma vez, na semana de moda de Paris, eu vi os meus óculos expostos ao lado da marca Tom Ford, em uma ótica. Aquela imagem me tocou, porque tempos atrás eu trabalhava como modelo para as grandes marcas e, naquele momento, eu estava ao lado delas.

Eu e meu time temos trabalhado na minha linha de maquiagem, Ana Hickmann Beauty, há cerca de três anos. Os produtos foram reformulados e conseguimos ampliar a coleção. Em 2022, fizemos o lançamento oficial em um stand na Beauty Fair, com todos os produtos e acessórios que eu sempre sonhei. Foi incrível!

Temos uma gama de pincéis para pele e olhos, tanto profissionais, quanto para quem ama maquiagem, assim como eu, mas não trabalha com isso. Desenvolvemos kits menores específicos para viagens e outros com pincéis básicos para o dia a dia, pensando em quem também está aprendendo a se maquiar.

Nossas bases, corretivos e pós atendem a diversos tons de pele; as nossas sombras em pó e líquidas são muito pigmentadas e fáceis de usar. Na parte de batons, fizemos opções líquidas e em bala, além de lápis para delinear os lábios. Um diferencial são os produtos em stick (blush, iluminador e corretivo), que fixam muito bem e deixam um ar natural na pele. Pela primeira vez, temos delineador e cílios postiços, algo que eu amo e uso muito no meu dia a dia. Não poderiam faltar! Além de muitos outros produtos que ainda vamos lançar. A família Ana Hickmann Beauty está crescendo. É tudo feito com muito carinho e qualidade.

É maravilhoso entrar em uma perfumaria e ver a minha maquiagem nas gôndolas. E assim acontece com os esmaltes, skin care e com os produtos para o corpo e cabelo. É um orgulho para mim!

Na parte de moda, eu trago muito da minha bagagem como modelo para o desenvolvimento das peças. Participo da criação, da escolha das estampas, dos shapes e das modelagens. A construção é feita com muitas mãos, e uma delas é a minha.

Além do licenciamento e das minhas franquias Maislaser by Ana Hickmann, Escola Profissionalizante Ana Hickmann e Ateliê Além do Olhar by Ana Hickmann – que juntas somam cerca de 350 unidades espalhadas pelo Brasil –, este ano lancei também uma plataforma chamada Oceano, em sociedade com o Cleber Machado.

A Oceano é um marketplace inédito e gratuito que conecta profissionais e marcas por meio da Inteligência Artificial. Modelos, influenciadores, apresentadores e atores podem ser contratados diretamente por lá para divulgar produtos e negócios. É um caminho mais fácil e eficiente.

Pela Oceano, estamos produzindo a Seletiva Beleza com Diversidade, onde vamos escolher uma modelo, entre 18 e 30 anos, moradora de São Paulo capital e da Grande São Paulo, para ser a cara da Oceano 2023. Eu sempre recebo pedidos de ajuda para lançar meninas como modelo, e essa é uma oportunidade maravilhosa, porque a vencedora receberá R$100 mil em contratos de trabalho no período de dois anos e participará de uma campanha publicitária junto comigo.

DT – Como a “Ana Hickmann” de hoje enxerga a “Ana Hickmann” do passado? 

Ana Hickmann: Eu era uma menina da roça, de família simples de Santa Cruz do Sul. Aos 15 anos, quando dei meu primeiro passo como modelo, eu não imaginava tudo que estava por vir. Lá atrás, quando eu tinha 20 anos, eu ficava imaginando como seria quando eu chegasse aos 42 anos. E hoje me vejo com até mais energia e disposição do que eu tinha antes. Estou vivendo agora a melhor sensação de todas, porque estou feliz com o que vejo no espelho, com a pessoa que me tornei com personalidade e com todas as minhas conquistas.

Com marcas consagradas e projetos inovadores, Ana Hickmann se tornou uma referência inspiradora para aqueles que buscam alcançar o sucesso em suas áreas de atuação. Sua capacidade de se reinventar e identificar oportunidades transformou-a em uma figura admirada tanto na indústria da moda quanto no mundo dos negócios.

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