Após os últimos ataques ocorridos em unidades escolares do país, o último deles em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, onde um homem invadiu a instituição com uma machadinha e matou quatro crianças na semana passada, diversas cidades do Tocantins estão adotando medidas de segurança visando garantir a proteção dos estudantes.
Em Palmas, capital do Tocantins, a prefeitura, juntamente com forças de segurança públicas se juntaram para traçar estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar. "A tragédia ocorrida em Blumenau (SC), que chocou todo o Brasil, nos obriga a refletir ações para proteger os alunos da rede municipal de ensino e tranquilizar os pais, professores e educadores. Juntos, traçaremos estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar. Buscaremos na tecnologia, na inteligência, nas rondas constantes, na vigilância eletrônica, medidas para proteger nossas crianças e adolescentes", afirmou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
Dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial está a implementação de uma Rede de Segurança, com a criação de um grupo de trabalho, que terá a participação dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente e das forças de segurança. Estão previstas ainda ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, capacitação direcionada aos vigias e ampliação do monitoramento nas unidades.
Outro município
Em Rio dos Bois, a prefeitura emitiu um comunicado suspendendo as aulas desta quarta-feira, 12. "A prefeitura municipal de Rio dos Bois, juntamente com a secretaria de educação, informa que dia 12/04 as aulas estão suspensas, em prevenção aos ataques que vem acontecendo em várias cidades do Brasil", diz o comunicado.
Estado
O DT entrou em contato com o Estado, bem como a secretaria de segurança pública para apurar sobre as medidas a serem tomadas, mas até o fechamento desta matéria não teve respostas. O espaço permanece aberto.
Relacionado
Link para compartilhar: