Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Após OMS declarar emergência sanitária mundial, Tocantins registra 1° caso de Varíola do Macaco

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins confirmou nesta segunda-feira, 25, o primeiro caso de varíola dos macacos no Bico do Papagaio. 

Segundo a SES o paciente de 32 anos possui um histórico de viagem para São Paulo e já está sendo monitorado. “Ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES-TO, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município”, informou. 

Cenário da Doença

Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, a doença passou a ser monitorada pela OMS. No Brasil, o Ministério da Saúde informa que, até o momento, 607 casos foram identificados. 

No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma emergência sanitária mundial — nível mais alto de alerta dado pela entidade máxima de saúde. A declaração tem como meta aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa de casos e implementar medidas para ajudar a conter a circulação global do vírus.

O que é, quais os sintomas e como se proteger?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. 

Atualmente não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O periodo de isolamento varia de seis a 21 dias. O maior risco de agravamento se refere, em geral, a pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, nos pés, no peito, no rosto ou em regiões genitais.

Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. Por isso, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio.

 Por que a doença se chama varíola dos macacos?

Segundo o Instituto Butantan, a varíola dos macacos é uma zoonose silvestre. O vírus infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos. Por isso o nome pelo qual ficou conhecida. 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

O que assistir em julho: estreias nos streamings e programação nos cinemas do Tocantins, Goiás e São Paulo

Filmes, séries, cultura e lazer em um só lugar. Veja os principais destaques nas plataformas digitais e nas salas...

Parceria com SENAI garante formatura de mais de 400 alunos em Paraíso do Tocantins

Com presença da FIETO, evento celebra programas de qualificação profissional que já formaram 2.300 pessoas na cidade A cidade de...

Tocantins gera quase mil novos empregos formais em maio e mantém saldo positivo no ano

Setor de Serviços lidera geração de postos; Palmas concentra maior número de vagas criadas O Tocantins encerrou o mês de...

Tabocão recebe obras de melhoria no sistema de água tratada; Hidro Forte inicia intervenções nesta terça-feira

Intervenções seguem até quinta-feira e visam reforçar abastecimento em áreas mais altas da cidade A Hidro Forte inicia nesta terça-feira...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tá na Mídia: Do pop ao rock nacional — ranking das 50 músicas mais ouvidas no Brasil

Nesta sexta-feira, confira o ranking atualizado das 50 músicas mais executadas no Brasil, compilado por Spotify Brasil, Billboard Brasil...

Rauana Monteiro lança primeiro EP com regravação de sucesso da banda Limão com Mel

A cantora e compositora Rauana Monteiro lança nesta quinta-feira (03) o seu primeiro EP, intitulado Autêntico – EP1. O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img