Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Apagão ocorreu às 8h31 e sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos; veja o que dizem as autoridades

O apagão que afetou dezoito estados brasileiros e mais o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15, começou a ser registrado nos sistemas do Operador Nacional do Sistema (ONS) exatamente às 8h31 no horário de Brasília ? quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico.

Segundo o apurado pelo DT, em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%. De acordo com os dados que mede o Sistema Integrado Nacional (SIN) do ONS, o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta ? exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema caiu repentinamente cerca de 7%.

A partir das 8h41, a carga volta a subir gradativamente, mas, às 9h30, a carga ainda não voltou ao patamar visto antes do apagão. Ou seja, ainda há regiões do Brasil sem o restabelecimento do sistema elétrico.

Em nota, o órgão afirmou que a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou a ONS.

A Energisa também emitiu uma nota de esclarecimento, confira;

A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.

Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado. 

A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantis já começou a ser restabelecido de forma gradativa.

O que pode ser afetado? 

Ao DT, a BRK, sistema de abastecimento de água no estado do Tocantins, emitiu uma nota afirmando que diante da interrupção nacional o fornecimento de água pode ser afetado; Confira a nota abaixo: 

A BRK, diante da interrupção nacional no fornecimento de energia elétrica, expressa sua preocupação com a possibilidade de oscilações no abastecimento de água em algumas localidades atendidas pela concessionária no Tocantins e Pará que foram afetadas pelo apagão, e pede à colaboração da sociedade para que adotem medidas de economia de água. A falta de energia pode afetar diretamente o processo de captação, tratamento e distribuição de água, podendo resultar em variações temporárias no abastecimento.

Equipes da companhia estão mobilizadas para garantir o abastecimento em prédios que prestam serviços essenciais à sociedade como escolas, hospitais e postos de saúde, entre outros.

A empresa reforça que está acompanhando o retorno do fornecimento de energia em todos os municípios e  orienta que os moradores que possuem caixa d?água mantenham o consumo ao mínimo necessário para ajudar na recuperação. Em casos de dúvidas ligue para 0800 6440 195 ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99988-0001.
 

Medidas por parte do Governo Federal

Ainda pela manhã, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para investigar o apagão. 

“O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho da nota do governo.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img