O querido apresentador Fausto Silva, carinhosamente chamado por Faustão, passou por cirurgia de transplante de coração no início da tarde de domingo, 27. O procedimento foi realizado com sucesso, segundo o Hospital Albert Einstein, onde Faustão está internado desde o dia 5 de agosto após apresentar um quadro grave de insuficiência cardíaca.
A informação foi confirmada à reportagem do jornal Folha de São Paulo pela equipe médica, que, em seguida, divulgou um boletim dando detalhes da cirurgia.
“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o comunicado.
A esposa do apresentador, Luciana Cardoso, fez questão de agradecer às mensagens de apoio, à família do doador e esclarecer a rapidez na fila de espera do SUS.
“Ontem foi um domingo abençoado para nossa família. Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames de painel de anticorpos e outros detalhes médicos. Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto de 2023”, esclareceu ela sobre os questionamentos a respeito da agilidade do processo, já que a inclusão do apresentador na fila por um coração, em caráter de urgência, só foi anunciada dia 20.
“Nos mantivemos em silêncio como é característica até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia. A partir desse momento, recebemos inúmeras mensagens de amor e afeto de amigos, familiares e da população brasileira que tem em si a empatia como um de seus valores, além de diversas mensagens de incentivo de pessoas transplantadas”, completou Luciana.
Doação
Segundo o apurado pelo DT, o órgão saiu de Santos – SP, de helicóptero do estádio de futebol da Portuguesa Santista e chegou a São Paulo por volta do meio-dia de domingo. O doador era um jovem de 35 anos, morador da cidade.
De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, o sistema informatizado localizou 12 pacientes que se encaixavam nos requisitos para o transplante, dos quais quatro foram classificados como prioritários, Fausto em segundo.
O tempo de espera para transplante cardíaco para receptores do grupo sanguíneo B, que é o caso de Faustão, é de um a três meses, segundo a central. Porém, para pacientes com quadro grave de saúde, como o apresentador, o tempo de espera é reduzido devido ao risco de morte.
Saúde Faustão
Faustão foi hospitalizado para tratar uma insuficiência cardíaca no início de agosto. No dia 20 de agosto, o quadro se agravou e o apresentador passou a fazer diálise e necessitar de medicamentos para ajudar no bombeamento do coração.
Em junho deste ano, Fausto deixou o comando de seu programa na Band, após um ano e meio. A última edição foi ao ar na noite de 18 de agosto, mesma data em que o apresentador gravou um vídeo, divulgado nas redes sociais do filho João Guilherme Silva, para falar sobre seu estado de saúde.
Relacionado
Link para compartilhar: